Ai Destino, Ai Destino

Temporada 1

2020-05-18

Madeira com Rui Maria Pêgo

Rui Maria Pêgo acha que há uma “joie de vivre” na Madeira, porque está sempre bom tempo e porque é tropical - aliás, mesmo tendo viajado em novembro, ele foi a banhos. O ator e apresentador do programa “Era o Que Faltava” da Rádio Comercial, que também está a terminar um curso de história, ficou fascinado com a forma com que um arquipélago descoberto em 1419, no meio do nada, foi sendo povoado. Além disso, parece que brota uma bananeira em qualquer lado, tal é a riqueza vulcânica daquela ilha. Ficou por conhecer Porto Santo e as Desertas, mas aqui ficam algumas recomendações para uma escapadela à ilha da Madeira:

7 Experiências imperdíveis na ilha da Madeira:

1. Apanhar o teleférico até Fajã dos Padres. Começa logo do alto, para ter uma perspectiva da magnitude da ilha, entre o mar e as escarpas íngremes no sopé do Cabo Girão.
2. Caminhar nas levadas, antigos canais de irrigação com trilhos pedestres pelas montanhas. Pelo caminho, lagoas e cascatas estão garantidas.
3. Qual a probabilidade de encontrar um cinema montado num bananal, na Ponta do Sol? A história é deliciosa: um senhor no século XIX (ou início do século XX, não sabemos precisar) mandou vir um projetor de cinema de Paris, que não cabia em lado nenhum, portanto foi montado em pleno bananal.
4. As casas típicas da Madeira parecem casas para hobbits.
5. Se é para ir para o paraíso, porque não dormir no paraíso também? O Rui ficou num hotel que parece saído de um filme do James Bond, o Belmond Reid's Palace.
6. Só andar de carro pela Madeira já vale a pena. A vista é linda onde quer que vá.
7. Coma lapas e mexilhões. O peixe espada preto com banana diz que é coisa para turistas