Ai Destino, Ai Destino

Temporada 1

2020-03-26

Antártida com Rui Peres (Mal-Parado)

Foi dar a volta ao mundo, mas teve de regressar cedo demais depois do alerta de pandemia da Organização Mundial de Saúde. Rui Peres é mal.parado no instagram - é lá que partilha as histórias das suas viagens, assim como no site www.mal-parado.com - e foi quando regressava da Antártida, via Chile, que interrompeu o sonho porque, como tão poeticamente descreve, as fronteiras começavam a fechar e “os países deixaram de se beijar”. 

Natural de Picote, em Miranda do Douro, este engenheiro de telecomunicações já visitou mais de 100 países ao longo dos seus 37 anos, mas nenhum local o fascinou tanto, até agora, como a Antártida. E o Rui Peres ainda teve a sorte de conhecer o escritor, palestrante e medalha de mérito no Brasil, Amyr Klint. 

 

Porque deve ir à Antártida (pelo menos uma vez na vida): 

1. Tudo é majestoso. Não há um lugar para onde olhe que não lhe prenda a atenção: seja a paisagem, as formas dos glaciares, a luz ou a fauna. 

2. Imagine a comoção de atravessar o Estreito de Magalhães.

3. Há vários tipos de expedição que pode escolher. A que o Rui escolheu tinha duas saídas de barco por dia. 

4. Prepare-se para ver pinguins, mas também os seus predadores: orcas e focas-leopardo. Vários tipos de baleias, focas, estrelas do mar, albatrozes e outras aves. Aviso: os pinguins cheiram a esgoto. 

5. O mar e o gelo parecem “suspiros gigantes”.

6. Na Antártida, neva quando está sol. Quer melhor? 

7. O cruzeiro de 10 dias que o Rui fez custa 6 mil dólares. Portanto, se calhar, basta mesmo ir só uma vez. :)