Bolo de Iogurte da Ana do Carmo

O bolo de iogurte é o vestido preto dos bolos. E isto não é só uma receita, são muitas numa só!

Ana Margarida do Carmo


Bolo de Iogurte da Ana do Carmo


O bolo de iogurte é o vestido preto dos bolos. Com ele, “nunca me comprometo”. A receita só tem coisas boas! É rápida, não suja muitos utensílios porque utiliza o copo de iogurte como medida e sai sempre bem. A partir desta receita dá para fazer tantos bolos diferentes quanto a sua criatividade permitir. A lista de ideias é longa. Mas já lá vamos.

 

Ingredientes

4 ovos
1 iogurte natural (ou grego)

3 copos de açúcar

½ de copo de óleo

3 copos de farinha

1 c. chá de fermento em pó

1 pitada de sal


Antes de começar, ligue o forno a 180 graus. Barre a forma com manteiga, forre o fundo com papel vegetal, volte a passar a manteiga e polvilhe com farinha. Reserve.

Bata as gemas com o açúcar até ficar uma gemada fofinha. Acrescente o óleo e o iogurte. Misture bem e adicione a farinha e o fermento. Agora envolva tudo. Só envolver! Se puser a colher de pau a mexer como se estivesse num baile de aldeia o seu bolo vai ficar massudo. Bata as claras em castelo com a pitada de sal. Envolva as claras na massa de iogurte. Verta para a forma que reservou e leve ao forno durante 20-25 minutos. Faça o teste do palito para perceber quando está cozido.

A partir desta receita pode fazer os bolos que a sua imaginação permitir. Basta acrescentar à massa, antes das claras em castelo, um sem fim de opções:

Uma maçã ralada (pode juntar canela ou não), uma banana esmagada, 20g de mirtilos, 50g de ananás partido aos bocadinhos (neste caso pode usar iogurte de ananás, para dar mais sabor ou mesmo iogurte com pedaços de ananás, 30g de côco ralado, uma cenoura média ralada, raspas de um limão, raspas de laranja, sumo de uma laranja 50g de pepitas de chocolate, 50g. de chocolate em pó, 50 g de nozes picadas grosseiramente, 50g de amêndoa ralada, 2 c. de chá de canela…

Pode ainda rechear e cobrir como preferir: com ganache de chocolate, com doce de ovos, com queijo mascarpone, com chantilly (e morangos, ou pêssego, ou ananás, ou framboesas…), com doce de frutos vermelhos, com curd de limão… o limite é o seu grau de gulodice!

Ainda falta muito para a hora do lanche…?

 

Vídeos Mais Recentes Ver Todos

23-11-2020
Especial religião: a igreja do monstro do esparguete voador!
23-11-2020
Onde começa a traição?
22-11-2020
Cristóvam canta Blinding Lights - TNT Live Stage
20-11-2020
Os homens estão sempre a adiar coisas em casa, porquê?