Como se faz um bom salame de chocolate?

A Ana do Carmo explica de maneira muito fácil!

Ana Margarida do Carmo

 

 

Sabem o que é que me irrita? Irrita-me comer um mau salame de chocolate! Não há motivo nenhum para isso, porque salame de chocolate é básico. Com muita pena minha, em muitos cafés, restaurantes e até em festas de aniversários de miúdos há péssimo salame de chocolate. Uns têm pouca bolachinha, outros sabem a terra. Um flagelo!

Fazer salame de chocolate é fácil, rápido e divertido! A parte mais chata é mesmo partir a bolacha… mas até isso pode ser um momento de descompressão. Já lá vamos. Primeiro a lista de ingredientes:

200 gr (1 pacote) de bolacha Maria (também pode usar bolacha Maria torrada. Fica um escândalo!)

125 gr de chocolate em pó

100 gr de açúcar

50 gr de manteiga (à temperatura ambiente ou que passou à pressa pelo microondas)

1 ovo

Parta as bolachas aos bocadinhos. Há que admiti-lo: esta parte é uma seca. Mas…! Pode aproveitar para libertar energias. Como? Coloque as bolachas dentro de um saco de plástico, feche o saco. Pegue num rolo da massa, leve a fúria pela mão e dê-lhe forte! Mas não demasiado forte, senão fica com pó de bolacha! Também pode colocar as bolachas nom robot de cozinha e, em 5 segundos, ficam no ponto. Reserve.

Numa taça, junte o açúcar e a manteiga. Bata com a batedeira até ficar com um creme fofinho. Junte o ovo e bata novamente, até resultar num creme lisinho e esbranquiçado. Junte o chocolate em pó. Não misture com a batedeira!!!! Senão vai ficar com a cozinha forrada a chocolate em pó! Ponha uma vara de arames ou a colher de pau a funcionar delicadamente. Envolva. Por fim, acrescente a esta massa as bolachas reservadas. Incorpore em duas vezes.

Estique uma folha de alumínio e verta as bolachas achocolatadas ao longo do comprimento da folha de alumínio. Nesta fase pode brincar e ser criativo. Pode colocar frutos secos picados grosseiramente sobre a folha (nozes, amêndoas torradas, cajus torrados, ou outros que goste), sementes de sésamo, raspinhas de casca de laranja, glitter comestível… O segredo do meu salame de chocolate é… flor de sal! Eu salpico a folha de alumínio com umas pedrinhas de flor de sal. Ao comer o salame, de vez em quando, lá calha uma pedrinha de sal e é uma emoção! As papilas gustativas até fazem o twerk!!!!

Enrole o papel nas bolachas e aperte bem com as mãos para formar um cilindro. Aperte bem para o interior ficar compacto. Se o alumínio começar a rasgar, envolva outra folha de alumínio por cima. Leve ao frigorífico 1hora antes de atacar… ou 30 minutos, se for um guloso apressado. Em caso de vida ou morte, leve ao congelador 10 minutos e lambuze-se.

Vídeos Mais Recentes Ver Todos

12-04-2021
Estou Bem by Vasco Palmeirim
09-04-2021
Soraia Tavares - A beleza vai mudar o mundo
08-04-2021
Cachorro invade frigorífico para se manter fresco!
24-03-2021
New York, New York Carneiro