Era o que Faltava

Temporada 3

2021-10-15

Tânia Graça (com Exclusivo Online)

“Empoderamento, seja na tua vida, seja na tua sexualidade, é sobre capacidade de escolha.”

Tânia Graça é psicóloga e sexóloga e esteve no Era o que Faltava com o João Paulo Sousa e a Ana Martins. Nas redes sociais, Tânia defende muito o empoderamento feminino e fala abertamente sobre assuntos que, muitas vezes, são vistos como tabu: “Falo muito em liberdade sexual e em experimentares o teu corpo da forma que quiseres. Já me perguntaram: “mas e se eu só quiser ter sexo com rapazes que eu gosto muito, isso faz de mim uma mulher menos empoderada? Isto é completamente contra aquilo que eu defendo que é: empoderamento, seja na tua vida, seja na tua sexualidade, é sobre capacidade de escolha”.

A sexóloga defende que “a autoestima é sempre central. Quando tu não gostas de alguém, tu não sentes que essa pessoa merece coisas boas, então como é que eu não gostando de mim me sinto merecedora de algo bom? O sexo, e tudo o que dele advém, a menos que tu estejas a tentar engravidar, tem como muito objetivo o prazer, a conexão com aquela pessoa e o prazer do outro e do teu, é importante que também seja o teu!”

Ao falar de fetiches que muitas pessoas que abordam Tânia Graça nas redes sociais têm, a sexóloga afirma que as pessoas fazem as perguntas e “no fim dizem: “sou normal, sou normal?”. Eu acho que o ser-humano teme esta busca incessante de sentir-se uma parte mais ou menos normal do todo. Mas quando estamos a falar de sexualidade eu acho que isto é ainda mais exacerbado porque a sexualidade e o sexo estão tão sujos na cabeça de muita gente, tão “isto é errado” e “não devo gostar”.