Era o que Faltava

Temporada 3

2022-01-26

Nuno Maulide

A primeira paixão de Nuno Maulide foi a música, mas preferiu mantê-la como um hobby e por isso acabou por seguir Química. No entanto, a música não deixa de estar presente: “Eu posso dar uma palestra em que falo das experiências em química, mas em vez de as apresentar da maneira seca e científica que é debitar aquilo que eu fiz e explicar por que é que o fiz, vou tentar abordá-las usando a música e, com isso, se calhar, atingir as pessoas pelo coração e não pelo cérebro”. Explicar química a tocar piano é uma das formas que usa para o fazer.

Professor catedrático desde os 33 anos, Maulide está “permanentemente à procura de sair da zona de conforto” porque percebeu “que é assim que se chega mais longe e que se chega mais longe dentro de nós próprios”. Essa inquietação, levou o cientista a descobrir também “Como se Transforma Ar em Pão”, o livro onde troca a química por miúdos.

Maulide é diretor do Instituto de Química Orgânica da Universidade de Viena, foi Cientista do Ano na Áustria em 2018 e um ano depois recebeu o Prémio Ignaz Lieben (“o Nobel austríaco”). Mas um cientista também fala de amor à primeira vista: “o que realmente acontece em termos de comunicação extra-sensorial - ou até mesmo sensorial - entre duas pessoas que se apaixonam à primeira vista, isso é que nos gostávamos mesmo de perceber! Agora já vou antecipar a vossa pergunta: até que ponto isso não tiraria a beleza? Há muitas coisas que são bonitas e mágicas por serem inexplicáveis.”