Era o que Faltava

Temporada 3

2022-01-25

Abbadhia Vieira

“A felicidade não é subir o Evereste porque quando você sobe, depois tem de descer”

A convidada de hoje do Era o Que Faltava veio dar-nos uma lição de vida: “A felicidade não é subir o Evereste porque, quando você sobe, depois tem de descer. Aí fica frustrado, falando: ‘Ah, então era só isso?’ Este é que é o grande problema da expectativa, da felicidade. As pessoas acham que é: ‘Ah quando eu alcançar a felicidade…’. Amigo, é hoje! Se você está feliz hoje, você alcançou a felicidade. Amanhã é outro dia”.

Abbadhia Vieira é natural do Rio de Janeiro e, como tinha medo de aviões, decidiu aventurar-se e ir viver para Lisboa. Também tinha medo de falar em público, então o que é que decidiu fazer? Licenciar-se em Teatro! Como afirma a humorista: “Todo o mundo é tóxico, só que alguns mais, outros menos. Os que são mais, eu aposto que não é porque são maus, é porque não sabem o que transforma eles em tóxicos. É treinar essa mentalidade da felicidade. Você tem de saber o que é que te transforma nessa acidez.”

Nesta conversa, a atriz falou também da experiência que está a ter no mundo empresarial em Portugal: “Parece que eu tenho um passe livre para falar besteira: 'Ah, és brasileira, dito por você não fica tão feio'". Segundo Abbadhia, os portugueses “têm mais medo do ridículo do que os brasileiros. Aqui em Portugal é mais sério isso, do tipo: 'eu não vou-me expor, não vou-me espalhar ao comprido'". A palestrante sente que “começar de novo aqui é muito mais difícil”, porque “a falha é quase como algo indesculpável”. Ainda assim, acredita que “os problemas são os mesmos, o que muda é a dose do medicamento”.

Em Fevereiro, a comunicadora vai partir num novo projeto, uma viagem: Happiness Mentality Journey, uma série documental que vai correr 80 cidades a caminho da Finlândia, o país mais feliz do mundo pelo terceiro ano consecutivo - é que a Abbadhia Vieira desconfia que seja mesmo verdade!