Ai Destino, Ai Destino

Temporada 1

2020-02-17

Parques Nacionais da costa oeste dos EUA com Rui Gaiola

Rui Gaiola é fotógrafo. Durante boa parte do ano, fotografa casamentos e é pai de duas crianças. Mas, sempre que pode, foge para o mundo.

Apaixonado por natureza e montanha, não fosse ele filho da Serra da Estrela, tem os Estados Unidos como o seu país preferido e traça-nos aqui um roteiro de 10 a 12 dias pelos parques nacionais da costa oeste.

Quando vir estas fotografias e ouvir este podcast, vai compreender porque é que o livro de fotografia do Rui Gaiola se chama “I Wish I Could Drive These Roads Forever”.

Roteiro pelos Parques Nacionais da costa oeste dos EUA:

  1. Voe para São Francisco, uma cidade incrível onde nos sentimos em casa, talvez à conta dos filmes.
  2. Daí, faça uma viagem de 3 ou 4 horas de carro (que para os americanos não é nada) até Yosemite National Park. Um local onde Rui Gaiola diz que tudo é perfeito.
  3. Seguir para o Sequoia National Park, basicamente um parque nacional cheio de sequoias gigantes.
  4. Se quiser fazer o check no Death Valley, é só mesmo para a fotografia: é um calor de morte e quilómetros de estrada infindáveis para lá chegar. Pelo caminho, paisagens desérticas, montanhas coloridas e lagos salgados.
  5. Impossível ir ao Grand Canyon e não fazer a viagem de helicóptero. São 200 euros por uma viagem de meia hora, mas a perspetiva é incrível e vale a pena cada cêntimo!
  6. Tem mesmo de visitar o Monument Valley – aquele cenário incrível onde Forrest Gump aparece a correr.
  7. E a seguir, juntar-se a um grupo para desbravar as fendas nas rochas de Antelope Canyon. Sozinho é capaz de ser arriscado. Lembre-se do James Franco no filme “127 horas”.
  8. Passar pelo Joshua Tree National Park, um deserto com catos em forma de árvore. Mais um sítio para fazer “check”.
  9. Terminar em Los Angeles, onde o Rui recomenda visitar Venice Beach, Santa Monica, Santa Barbara e Griffith Park, o observatório no topo de L.A. que tem a melhor vista sobre a cidade. Aviso: cuidado com as multas de estacionamento. É impossível visitar de transportes e, mal passa o tempo do ticket de estacionamento, está a receber brinde.
  10. E agora temos mesmo de voltar para casa? Bolas.