Ai Destino, Ai Destino

Temporada 1

2020-07-20

Beja com Buba Espinho

Tem como padrinhos musicais António Zambujo e Rui Veloso, o que é um ótimo cartão de visita para Buba Espinho. “Roubei-te um Beijo” foi o seu primeiro single e tem a participação, precisamente, do conterrâneo Zambujo.

Aos 25 anos, Buba Espinho já esteve em todos os continentes do mundo. Mas, sendo ele natural de Beja, é natural que fale sobre a sua terra neste Ai Destino. Até porque estas dicas de restaurantes vão deixá-lo a salivar! 

7 RAZÕES PARA DESCOBRIR BEJA (E ARREDORES):

  1. Logo no caminho para Beja, passagem obrigatória por Santa Margarida do Sado para comprar os torresmos fantásticos do pequeno cafezito da zona.
  2. Passar em Beringel, que tem a tradição fantástica da talha de barro com o Senhor Mestre (aquelas vasilhas grandes de barro onde se guarda vinho ou azeite) e comer um petisco no restaurante do Hortinha
  3. Já em Beja, levar os amigos a almoçar à Pipa, uma taberna-restaurante que fica mesmo no centro da cidade, com decoração tipicamente alentejana cheia de instrumentos musicais e instrumentos de trabalho. Prove as migas de espargos com carninha do alguidar (não sabe o que é? Ouça!) e as sopinhas de cação com pãozinho frito. Também pode ir ao restaurante Dom Dinis que fica bem perto do Castelo e que tem uma carne de porco fantástica.
  4. Visita obrigatória ao Castelo de Beja para subir à maior torre de menagem da Península Ibérica e ver toda a planície e algumas cidades à volta, como Serpa e Moura. Uma paisagem inspiradora! O Museu Rainha Dona Leonor também merece uma visita.
  5. Quando era miúdo, Buba Espinho ia com os amigos tomar banho para as barragens da zona - levavam violas e ficavam lá a acampar uns dias. Se estiver numa de turismo selvagem, porque não?
  6. Ali nas redondezas, visitar Cuba, que tem uma forte tradição de cante alentejano; Serpa e o seu castelo; mais a sul, Castro Verde; e a beleza inesquecível de Reguengos de Monsaraz. Num pulinho vai à Praia fluvial da Amieira, no Alqueva.
  7. Olhar para o horizonte e só ver campo e animais. Respirar fundo. E apreciar a planície maravilhosa do Alentejo.