Ainda năo tem a nossa APP? Pode fazer o download aqui.
Alqueva com Gonçalo Cruz (The Travel Tool)

Ai Destino, Ai Destino

Temporada 1

28 julho, 2020

Alqueva com Gonçalo Cruz (The Travel Tool)

The Travel Tool é um conceito minimalista de viajar e, até, de viver. Gonçalo Cruz garante que consegue viajar por todo o mundo com uma mochila de 1 litros, 4 tshirts, 4 cuecas e 4 pares de meias. E ele sabe do que fala, uma vez que já deu uma volta ao mundo em 365 dias.

O Gonçalo é hoje guia turístico e vive na Alemanha, mas desde o início da pandemia dedicou-se a reexplorar o nosso país: 8 fins-de-semana, 8 passeios por Portugal. O último desses foi à volta do Alqueva, o maior lago artificial da Europa, que tem muito por onde, errrmmm, engordar (e o vinho? Ai, senhores).

Mas esta conversa tem também passeios por outros pontos do país, como Vila Praia de Âncora, Lousã ou Mértola – e, ainda, naturalmente, a aventura que o levou mundo fora, com cortes de cabelo em troca de arroz de marisco por ele cozinhado em Los Angeles, ou aulas de inglês dadas a crianças no Cambodja.

5 experiências imperdíveis no Alqueva:

  1. Começamos a visita pela zona do Alqueva em Moura a comer farinheira com ovos mexidos, beringela frita com maionese, alho e coentros - ainda só vamos nas entradas! -, carne do alguidar, bacalhau com espinafres, regados daquele vinho alentejano que não gostamos nada no restaurante “O Túnel”, em Moura. Depois vão “desmoer” com uma caminhada até ao Castelo de Moura.
  2. Passar pelo castelo de Mourão e ir a Reguengos de Monsaraz, essa terra lindíssima que faz lembrar uma Óbidos alentejana. Dar um mergulho na praia fluvial da Amieira, em plena Albufeira do Alqueva.
  3. Ir a São Pedro do Corval, zona típica de olaria, onde também pode visitar o museu, e comer na “Adega do Aboim” uma cataplana de porco preto – ou umas migas de espargos, para os vegetarianos, que neste caso não são feitas com banha de porco mas sim com azeite!
  4. Ir ao Observatório Astronómico Dark Sky Alqueva, uma zona com muito pouca poluição luminosa e que é um dos primeiros destinos “starlight” do mundo. É mágico! Há telescópios lá fora e “passeios” astronómicos – mas convém marcar antes!
  5. Espreitar os passadiços da Aldeia da Luz, a tal que foi “replantada” aquando da construção da barragem do Alqueva. E só não recomendamos os desportos náuticos no Alqueva porque, à data de gravação deste podcast, ainda não estão autorizados pela DGS ;)