Ainda não tem a nossa APP? Pode fazer o download aqui.

Alicia Keys teve que tocar para Prince para poder gravar uma canção sua

A cantora recorda a forma como conheceu o músico, no seu complexo caseiro de estúidios em Paisley Park.

Alicia Keys teve que tocar para Prince para poder gravar uma canção sua
DR

No programa em podcast do jornalista canadiano Malcolm Gladwell, "Broken Record", Alicia Keys revelou a forma curiosa como conheceu Prince. 

A cantora, na altura ainda sem qualquer álbum, só queria gravar uma versão sua da canção de Prince de 1982, 'How Come You Don’t Call Me'. Alicia Keys só tinha então 18 ou 19 anos. Para obter autorização de Prince, o melhor era tentar ligar-lhe. Se fosse a própria Alicia Keys a fazê-lo, as probalidades de levar um sim não seriam tão remotas.

"Eu nunca tinha falado com ninguém que adorasse antes desse telefonema", recorda Alicia Keys. "Mesmo se fosse hoje e ele ainda fosse vivo, eu ficaria nervosa se lhe ligasse".

Alicia Keys lá começou a teclar o tal número para Paisley Park, a fortaleza de Prince, em Chanhassen, no estado de Minnesota. A chamada foi sendo passada por várias ligações e vozes, numa série de transferências que fizeram daqueles segundos uma autêntica infinidade de pôr os nervos em franja. Às tantas, ouve-se do outro lado da linha telefónica a voz do dito cujo, o senhor Prince. 

"Comecei a fala com ele que foi super-amigável e encorajador, dizendo que já tinha ouvido aquilo que eu vinha fazendo e que sabia que eu estava a compor e a produzir o meu material. Disse-me para me manter assim. Eu perguntei-lhe se podia tocar (a tal canção no seu álbum de estreia) e ele respondeu: ‘porque é que não vens a Paisley Park para tocares (essa música) para mim?", relata Alicia Keys.

Alicia Keys iria viajar para Paisley Park para se encontrar com Prince com o mesmo ânimo de uma criança que vai à Disneyland. Iria ser uma espécie de audição de sonho, tocando diante de Prince a sua própria canção, 'How Come You Don’t Call Me'. A versão seria aprovada pelo autor, Alicia Keys pôde gravá-la no seu primeiro álbum, "Songs in a Minor" (de 2001). E Prince tornar-se-ia um conselheiro importante para a sua carreira.

Alicia Keys ficou impressionada com a atenção de Prince. "Ele era verdadeiramente um melómano, sempre muito entusiasmado com a nova música. Nunca conheci ninguém como ele, que estava tão a par da nova música". 

Alicia Keys lança em 15 de maio o seu sétimo álbum, "Alicia". A artista norte-americana prepara-se para iniciar uma digressão mundial a 5 de junho de 2020 em Dublin, na Irlanda. A turné não passa pelo nosso país. Alicia Keys já não atua em Portugal desde 2013, quando subiu ao palco da MEO Arena (atualmente, Altice Arena), em Lisboa.

'Underdog' é um dos temas de avanço deste próximo disco, "Alicia".