Ainda não tem a nossa APP? Pode fazer o download aqui.

Madonna vai atuar na final da Eurovisão em Israel

A Rainha da Pop vai atuar na final do Festival Eurovisão da Canção, em maio, em Telavive. A confirmação foi dada hoje pela KAN, a estação pública de televisão israelita.

Madonna vai atuar na final da Eurovisão em Israel
DR - Madonna

A notícia de que Madonna iria atuar na final do Festival da Eurovisão já circulava há várias semanas, mas só hoje foi confirmada oficialmente.

De acordo com a KAN, a cantora irá mesmo atuar na final, prevendo-se que aproveite a ocasião para apresentar duas músicas, uma das quais do próximo álbum.

Em 2018, Madonna disse, numa entrevista à revista italiana Vogue, que o tempo que tem passado em Lisboa a influenciou no processo criativo do próximo álbum. "Conheci imensos músicos maravilhosos e acabei por trabalhar com muitos deles no meu novo disco, por isso, sim, Lisboa influenciou a música e o meu trabalho. Como não influenciar? Não sei como é que eu teria passado este ano sem ter conhecido toda esta cultura", disse a cantora norte-americana.

Madonna tem estado a viver em Portugal há mais de um ano, para acompanhar o percurso desportivo de um dos filhos adotivos, jogador do Benfica.

Sem revelar especificamente quem participa no novo álbum, Madonna tem vindo a divulgar na Internet, em particular na rede social Instagram, informações relacionadas com artistas portugueses que conheceu nos meses em que tem estado a viver em Lisboa, como Dino D'Santiago, Celeste Rodrigues, Ricardo Toscano, Gaspar Varela e as Batuqueiras de Cabo Verde.

Este ano, o Festival Eurovisão da Canção decorre em Israel, já que foi o país que venceu no ano passado com o tema "Toy", interpretado por Netta.

A edição deste ano é disputada por 41 países. Portugal será representado por Conan Osiris, com o tema "Telemóveis", que irá atuar na primeira semifinal, marcada para 14 de maio. A segunda semifinal decorre a 16 de maio e a final no dia 18.

Várias organizações de todo o mundo têm apelado ao boicote ao Festival Eurovisão da Canção por realizar-se em Israel.

Em junho do ano passado, diversas organizações culturais palestinianas apelaram ao boicote ao concurso, sublinhando que "o regime israelita de ocupação militar, colonialismo e apartheid está descaradamente a usar a Eurovisão como parte da sua estratégia oficial 'Brand Israel', que tenta mostrar "a face mais bonita de Israel" para branquear e desviar a atenção dos seus crimes de guerra contra os palestinianos".

Em setembro, mais de uma centena de artistas de todo o mundo, incluindo de Portugal, manifestaram apoio a esse apelo.

Em novembro, vários artistas portugueses apelaram, numa carta aberta dirigida à RTP, responsável pela escolha do representante nacional, ao boicote de Portugal ao Festival Eurovisão da Canção.

Mais recentemente, em março deste ano, o músico britânico Roger Waters, um dos fundadores dos Pink Floyd, dirigiu uma carta aberta a Conan Osiris, e aos outros finalistas, na qual revelava que tinha escrito "há alguns dias", uma carta particular ao "jovem e talentoso cantor português". Roger Waters considera que, entre os finalistas da Eurovisão, o representante português é aquele que tem "amor suficiente no coração para se erguer e fazer a diferença", ao "defender o lado certo da história", bastando-lhe, para isso, "fazer a coisa certa" e ser "o tal".

Antes de Roger Waters, no início de março, já o Comité de Solidariedade com a Palestina, o SOS Racismo e as Panteras Rosa tinham apelado a Conan Osiris para não ir a Telavive representar Portugal, em solidariedade com artistas palestinianos.