Ainda não tem a nossa APP? Pode fazer o download aqui.

"Nobel da Música" para Grandmaster Flash

Histórico do hip hop é o primeiro DJ a vencer o Polar Music Prize.

"Nobel da Música" para Grandmaster Flash

Este ano, há três vencedores do Polar Music Prize, e não os habituais dois (um na área erudita, outra na área popular). São eles Grandmaster Flash (na foto), a violinista alemã Anne-Sophie Mutter e a fundação mundial de educação musical Playing For Change.

A atribuição do Polar Music Prize a Grandmaster Flash é histórica, por ser a primeira figura do hip hop e o primeiro DJ a vencer o chamado "Nobel da Música". O músico de 61 anos é visto pelo júri do prémio sueco como um pioneiro de um estilo e de uma maneira de criar, através da manipulação sonora. "40 anos depois, a cultura do hip hop que Grandmaster Flash ajudou a criar, das ruínas do sul do Bronx em meados dos anos 70, tem-se tornado no maior género musical, o hip hop, nos Estados Unidos e no mundo".

 

Grandmaster Flash popularizou a técnica do scratch. Com os Furious Five e o rapper Melle Mel, esteve por trás de alguns singles que fizeram do hip hop um fenómeno do início dos anos 80.

 

Anne-Sophie Mutter é das instrumentistas mais premiadas da música clássica. Entre os muitos galardões e distinções, contam-se quatro Grammys. A cada vencedor do Polar Music Prize, é dado um total de um milhão de coroas suecas (quase cem mil euros).