Ainda não tem a nossa APP? Pode fazer o download aqui.

Sindicato revela que um terço dos jornalistas ganha menos de 700 euros

Sofia Branco, presidente do Sindicato dos Jornalistas, considera que um terço dos profissionais tem um "salário indigno".

Sindicato revela que um terço dos jornalistas ganha menos de 700 euros

A presidente do Sindicato dos Jornalistas, Sofia Branco, revelou que um terço dos jornalistas em Portugal ganha um ?salário indigno?, menos de 700 euros líquidos. A precariedade ?não escolhe idades?, acrescentou Sofia Branco na conferência "Em Nome do Jornalismo", a decorrer no Centro Europeu Jean Monnet, em Lisboa, este que é o dia Mundial da Liberdade de Imprensa.

?As redações esvaziam-se de gente e, com esta, vai-se a diversidade de olhares, o lema passou a ser fazer muito em menos tempo, o exercício da profissão está muito condicionado a agendas oficiais e institucionais e decisões impostas por chefias e administrações [?] e o espírito crítico está adormecido, o medo e a autocensura instalaram-se?, lamentou a jornalista, incitando à participação dos jornalistas em órgãos de representação dos trabalhadores.

O professor e investigador do ISCTE-IUL, Miguel Crespo, e coautor do mais recente inquérito aos jornalistas portugueses, referiu que o trabalho realizado indicou que 64,2% dos jornalistas já pensaram em abandonar a profissão, o que ?não é muito positivo? para um grupo profissional, sublinhou. O estudo possibilitou também saber que há ceticismo em relação ?à independência e autonomia?, sobretudo num contexto marcado pela precariedade e pelas pressões externas, sendo que 70% dos jornalistas portugueses consideram que o jornalismo não é a profissão mais compensadora, contra 38% a nível internacional.