Ainda não tem a nossa APP? Pode fazer o download aqui.

Morreu Jorge Constante Pereira, compositor que musicou para 'Os Amigos do Gaspar' ou 'A Árvore dos Patafúrdios'

Tinha 81 anos.

Morreu Jorge Constante Pereira, compositor que musicou para 'Os Amigos do Gaspar' ou 'A Árvore dos Patafúrdios'
Facebook Oficial O Fio de Ariana

O compositor, dramaturgo e terapeuta de psicomotricidade Jorge Constante Pereira morreu hoje, aos 81 anos, adiantou à Lusa fonte da família.

O velório vai realizar-se a partir das 13:00 de quarta-feira no Tanatório de Matosinhos, no distrito do Porto, seguindo-se depois as cerimónias fúnebres às 16:30.

"Amigo e parceiro de José Mário Branco [músico e produtor] e de Sérgio Godinho [cantor e compositor], Jorge Constante Pereira foi o elo entre os dois quando os apresentou em Paris [França], onde ambos estavam exilados, constando ele próprio da lista de presos e perseguidos políticos do tempo da ditadura", contou a família, em comunicado.

De acordo com o mesmo texto, um dos seus primeiros trabalhos como compositor musical foi o disco "Cantigas de Ida e Volta", de 1975, no qual musicou os poemas de Sidónio Muralha, Matilde Rosa Araújo e Maria Alberta Menéres, tendo os cantores Fausto, Vitorino e Sérgio Godinho interpretado os temas.

A família frisou que este foi um dos primeiros discos integralmente dedicados ao universo infantil no pós-25 de Abril. A família ressalvou ainda que a atenção ao universo das crianças foi assumindo a forma de diversos projetos para teatro, como o "Eu, Tu, Ele, Nós, Vós, Eles", de Sérgio Godinho, no qual participou e escreveu, por exemplo, a "Canção dos Abraços".

Jorge Constante Pereira compôs também dezenas de canções para as séries televisivas "A Árvore dos Patafúrdios" ou "Os Amigos do Gaspar".



"Com a companhia Limite Zero participou em inúmeras criações que deixam inscrita de forma inequívoca a sua argúcia e criatividade: 'Pinto Borrachudo', 'O Trono saiu à rua', 'Os Trabalhos de Hércules', 'Em Busca do Planalto Perdido' ou as 'Aventuras de Gulliver'", salientou a família.

Terapeuta de Psicomotricidade, formado pelo Instituto das Ciências da Educação da Universidade de Genebra, na Suíça, Jorge Constante Pereira orientou as cadeiras de Psicologia da Educação e do Desenvolvimento na Universidade Eduardo Mondlane, em Moçambique, onde dirigiu o Centro de Estudos de Comunicação do Instituto de Investigação Científica.

Jorge Constante Pereira dedicou-se desde sempre ao ensino e foi fundador da cooperativa O Fio de Ariana.

O dramaturgo e compositor é pai de Susana Constante Pereira, líder do grupo municipal do Bloco de Esquerda (BE) na Assembleia Municipal do Porto.