Ainda não tem a nossa APP? Pode fazer o download aqui.

Morreu o guitarrista dos New York Dolls

Sylvain Sylvain tinha 69 anos e combatia um cancro.

Morreu o guitarrista dos New York Dolls
DR - capa do álbum "Sylvain Sylvain"

O guitarrista dos New York Dolls, Sylvain Sylvain, morreu nesta quarta-feira, vítima de um cancro que combatia há dois anos e meio.

A notícia do seu falecimento foi dada há poucas horas no Facebook, num post que inclui um tributo do guitarrista de Patti Smith, Lenny Kaye, companheiro de muitas noites no clube mítico de Nova Iorque, CBGB's, o viveiro dos movimentos do punk e do new wave. Escreve Lenny Kaye sobre Sylvain Sylvain: "O Syl adorava o rock & roll. O seu gozo em palco e o seu sorriso radiante quando picava a guitarra mostravam o deslumbramento que deve ter sentido aos 10 anos de idade, quando chegou do Cairo com a sua família e o barco atracou no porto de Nova Iorque, junto à Estátua da Liberdade".

De origem judaica e egípcia, Sylvain Sylvain cresceu em Nova Iorque e fez parte dos New York Dolls, a banda que com um toque glamouroso abriu alas para a revolução do punk.

O seu companheiro de banda e de boémia David Johansen, mais conhecido como vocalista dos New York Dolls, manifestou num post do Instagram o seu pesar pela perda do seu "melhor amigo durante muitos anos. Ainda me lembro de ele bater à porta do espaço de ensaio e loja de bicicletas, com a sua mala de viagem e a sua guitarra, acabado de sair do avião, deportado de Amesterdão. Adorei-o imediatamente. Vou sentir a tua falta, velho compincha". 

 

Entre os maiores admiradores dos New York Dolls, conta-se Morrissey, que chegou a liderar um clube de fãs da banda nova-iorquina. Aguarda-se uma reação do cantor ex-Smiths. 

Uma das canções mais impactantes dos New York Dolls era 'Personality Crisis', que integra o álbum homónimo de estreia da formação, de 1973.