Ouça a Rádio Comercial, faça o download da App.

A Europa Aqui tão Longe

Sentámos, frente a frente, sete personalidades portugueses com sete jovens universitários para uma reflexão sobre os problemas e desafios da União Europeia.

PUB (0:)

A União Europeia procura novos desafios e novas causas, e a nova Comissão Europeia quer agarrar o tema “quente” do momento, as alterações climáticas, com unhas e dentes. Afinal de contas, há quem já tenha percebido que a atual geração de jovens não olha para a paz, mercado único ou fim das fronteiras da mesma forma que as gerações que vivenciaram essas transformações, independentemente de concordarem ou não com elas. A forma que as diferentes gerações têm de viver certos momentos sempre foi diferente e o “modo de vida europeu” também não é exceção. 
Numa altura em que a União Europeia atravessa vários desafios, mas também vários problemas, entre eles o de convencer os portugueses a irem às urnas para escolherem a composição do parlamento europeu, desafiámos 14 europeus a fazerem reflexões sobre o que foi, o que é e o que pode ou deve ser a UE. 

Sentámos, frente a frente, num ambiente completamente informal, em cima de fardos de palha, na vila alentejana de Monsaraz e com o cantar das cigarras a acompanhar, figuras com “cargos de peso” na política e sociedade, e jovens estudantes de diversos pontos do país, com vivências completamente diferentes. 

Será que existe um fosso geracional e essa diferença é notória? Porque é que a abstenção em Portugal nas eleições europeias foi tão alta, acima da média dos restantes estados-membros da UE? Como é que se resolve esse problema? Como é que analisam o estado da União Europeia? Que efeitos teve na “nossa” vida a entrada de Portugal na CEE? Estes foram temas das conversas que podem ver e ouvir.

O antigo comissário europeu, Carlos Moedas, o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, a investigadora Elvira Fortunato, a diretora do Fundo das Nações Unidas para a População Mónica Ferro, o cronista e comentador Daniel Oliveira, o professor e especialista em assuntos europeus Bernardo Ivo Cruz e Patrícia Gaspar, atual secretária de Estado (mas na altura em que este trabalho foi gravado era Comandante Nacional do Comando Nacional de Emergência e Proteção Civil), conversam, ao mesmo nível, com os jovens Leonor Dargent, Carolina Pires, Carolina Alves, André Garcia, Constança de Matos, Irama Ala-Valkkila e Rui Maciel que, sem distinções, cruzam e esgrimam argumentos.

As conversas foram captadas durante o Summer CEmp, a escola de verão da representação da Comissão Europeia em Portugal, durante a última semana de agosto, na quente vila medieval de Monsaraz, concelho de Reguengos de Monsaraz.

O trabalho “A Europa aqui tão longe” que pode ver no topo da página foi feito com base nos frente a frente “Duelos pela Europa”:


Ficha técnica:
Autoria
Jorge Jerónimo
Nuno Castilho de Matos
Paulo Alexandre Santos

Realização
Jorge Jerónimo

Pós-produção vídeo e grafismo
Tiago Tavares

Sonoplastia
Mário Rui