Estou sim? É da Europa?

Temporada 1

2020-08-15

O que tem estado o Parlamento Europeu a fazer para proteger o emprego dos cidadăos europeus nesta pandemia?

De Estrasburgo respondem que a União Europeia (UE) avançou com um pacote de apoio de 540 mil milhões de euros para fazer face à crise e apoiar os trabalhadores, as empresas e os Estados-membros. Mas o Parlamento Europeu quer assegurar que os trabalhadores conseguem manter o seu emprego, mesmo quando as empresas deixam de ter trabalho devido à pandemia.Para isso, foi criado um programa de assistência temporária, o programa SURE, que terá uma dotação de até 100 mil milhões de euros para apoiar os regimes de trabalho nacionais.

Foram também desbloqueados mil milhões de euros do Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos, dinheiro que serve de garantia aos bancos para que estes possam dar liquidez às empresas. A medida estima um financiamento de 8 mil milhões de euros a 100 mil pequenas e médias empresas europeias.

Os eurodeputados aprovaram ainda a disponibilização aos Estados-membros de 37 mil milhões de euros a partir dos fundos estruturais não utilizados no ano passado.

As regras de auxílios estatais, e as regras orçamentais da UE, foram flexibilizadas para permitir apoios aos sistemas de saúde e às empresas durante a crise.

Outra forma de garantir e promover o emprego é através do fundo de recuperação, de 750 mil milhões de euros, que assegura um investimento maciço no crescimento e no apoio aos cidadãos, às empresas e às economias europeias nos próximos anos.