Estou sim? É da Europa?

Temporada 1

2020-08-22

O que tem estado o Parlamento Europeu a fazer para evitar a falęncia das empresas por causa da pandemia?

Se há respostas que se querem bem certeiras, esta é sem dúvida uma delas. E a economia aguarda que o fundo de recuperação de 750 mil milhões de euros aprovado pelo Conselho Europeu em Julho tenha andamento, para que chegue a famosa “bazuca” a Portugal, expressão utilizada pelo primeiro-ministro para o valor que o país pode arrecadar -  45 mil milhões de euros em transferências ao longo de sete anos. Sobre este acordo, o Parlamento Europeu mostrou o desagrado com cortes que acabam por ser feitos, no que diz respeito ao orçamento para os anos entre 2021 e 2027.

E no imediato? O que já foi feito pela União Europeia para que as empresas sobrevivam?

Entre as medidas aplicadas, o Parlamento Europeu (PE) aponta essencialmente para a verbas desbloqueadas para que cheguem às empresas sob a forma de empréstimos com condições especiais. 
Em abril, indica o PE, foi disponibilizado pela UE apoio financeiro adicional para os estado membros, num valor até 100 mil milhões de euros, sob a forma de empréstimos. E foram desbloqueados oito mil milhões de euros para incentivar os bancos a fornecer liquidez às PME’s.

Não temos resposta ainda ao valor que foi utilizado pelas empresas portuguesas.

Já em junho, o PE aprovou medidas temporárias de maior flexibilização nos créditos para as empresas afetadas pela pandemia.