Era o que Faltava

Temporada 3

2021-12-09

Sónia Pereira

“Quando distanciamos (os migrantes) da nossa comunidade, perdemos a capacidade de cuidar deles”

“Quando nós falamos dos migrantes e os distanciamos da nossa comunidade, perdemos essa capacidade de cuidar deles como se fossem um de nós. Isto é fundamental, recuperar a ideia que nós todos também somos migrantes”. Esta foi uma das frases mais marcantes desta conversa. Sónia Pereira esteve no Era o Que Faltava para uma conversa com João Paulo Sousa e Ana Martins! Foi coordenadora do projeto de assistência ao Governo na reinstalação de refugiados na Organização Internacional para Migrações e é Alta-Comissária para as Migrações.

Numa perspetiva global, Sónia Pereira acredita que “todos nós devemos pensar quais são as nossas fronteiras, onde é que as situamos, qual é que é a nossa comunidade, o que é que nós consideramos que somos e o que são as pessoas que partilham o nosso ambiente. A natureza deve fazer parte deste ecossistema em que nos movemos”.

A Alta-Comissária para as Migrações explica que, muitas vezes, o preconceito contra refugiados acontece por ser uma situação “muito distante”. Segundo Sónia: “Isto faz com que as pessoas não sintam como tão próxima a realidade dos refugiados e isso dificulta a empatia”.