Era o que Faltava

Temporada 3

2021-10-20

Rui Esteves

“Respeito, amizade, confiança, amor, cabe tudo na dignidade”

É 1º tenente da Marinha e coordenador do projeto Global Shapers, Rui Esteves veio ao Era O Que Faltava para uma conversa com João Paulo Sousa e Ana Martins, no dia Global da Dignidade. Aos longos dos últimos sete anos, o membro desta organização andou por várias escolas nacionais a falar sobre dignidade. Histórias sobre o que é ser digno são muitas: desde fazer a cama todos os dias a situações de violência indignas, mas o que é a afinal a dignidade? “Acho que é aquilo que nós fazemos para que os outros se sintam bem connosco e aquilo que os outros fazem para que nós nos sintamos bem com eles”. Global Shapers é um projeto que reúne pessoas de diferentes realidades, mas que se unem para a mesma missão: “respeito, amizade, confiança, amor, cabe tudo na dignidade”.

Rui Esteves também falou sobre o significado da continência e mostrou que, mais do que um sinal de respeito, este movimento “é um rito histórico entre militares que é mostrar a mão vazia, venho em paz”.

Nesta conversa, ficamos a conhecer ainda como é o trabalho num submarino e da equipa que o tripula em tempos de paz. “O objetivo é, sem perturbar o meio, conseguir ver sem ser visto”.