Era o que Faltava

Temporada 3

2021-12-21

Luís de Matos (com truques!)

“A capacidade de assombro é aquilo que define os seres humanos”

Nasceu em Lourenço Marques, cresceu em Ansião, mas o coração rende-se a Coimbra. É o maior mágico português e já foi distinguido três vezes pela Academia de Artes Mágicas de Hollywood. Luís de Matos usa truques para criar ilusões que geram magia na vida de quem as observa. Diz que o mágico é honesto porque se sabe, à partida, que vai mentir e mantém, até aos dias de hoje, uma inigualável capacidade de deslumbramento.  É o primeiro convidado a vir, pela segunda vez ao Era o Que Faltava, agora, a conversa foi outra!  Luís de Matos esteve no Era O Que Faltava com João Paulo Sousa e Ana Martins (e com os ouvintes!) numa conversa inédita recheada de truques!

Já fez muitos espetáculos e incontáveis programas de televisão, mas fazer magia, em direto, numa rádio nacional, foi a primeira vez. Começou por surpreender tudo e todos quando colocou toda a gente a comer sopa no Ano Novo e deixou quem o ouvia estupefacto quando descobriu o número e o naipe que iam na cabeça do João e da Ana! Luís de Matos convidou os ouvintes da Rádio Comercial a entrarem na brincadeira e surpreendeu-os mesmo à distância. Depois de um jornal escolhido pelo nosso ouvinte Renato e muitas páginas rasgadas depois, “erros” foi a palavra que Ana Martins escolheu e que, por magia, estava na camisola do ilusionista. Como? Ninguém sabe! Mas consulte as nossas redes sociais para ver como tudo aconteceu! Embora três seja o número que Deus fez, Luís de Matos sacou da cartola mais um truque. Desta vez, colocou toda a gente no estúdio, em casa, no carro e em todo o lado, a levantar o dedo do meio da mão (tudo por causa de um anel imaginário!).

O Era O Que Faltava contou com muito espanto, admiração e risadas! Luís de Matos diz que “a capacidade de assombro é aquilo que define os seres humanos” e avança que “no dia em que perdermos isso, perdemos tudo”:

Luís de Matos considera que é fundamental que o público saiba que, o que está a acontecer em palco é mentira, só assim pode ser extraordinário. Diz que no mundo ideal o público saberia todos os truques, mas garante que tem como objetivo concretizar o impossível: “a magia é o passaporte para um universo que nós todos sabemos que não existe, mas que se configura perante os nossos olhos”. No fundo, os mágicos concretizam sonhos: “O Homem sonha, e depois demora muito tempo a concretizar aquilo que sonhou (…) nós mágicos, pegamos nessa inspiração e, com um truque, fazemos isso acontecer”.

Defensor acérrimo da cidade dos estudantes, Luís de Matos faz parte da candidatura de Coimbra a Capital Europeia da Cultura em 2027 e relembra a necessidade de descentralização: “um dia a separação entre a área metropolitana de Lisboa e do Porto será a ponte de Santa Clara, em Coimbra”.

“Backstage” é o novo espetáculo de Luís de Matos. Um espetáculo digital e interativo que vai ocorrer no dia 29 de dezembro! A compra dos bilhetes está disponível até dia 23 â hora de almoço e quem compra receberá, em casa, uma caixa com tudo o que precisa! A magia acontece em casa dos portugueses!