Era o que Faltava

Temporada 2

2021-04-16

Lúcia Lemos (com Exclusivo Online)

‘Cantar ou usar a voz até doer, não, por favor!’

30% da população mundial usa a voz como principal ferramenta no seu trabalho. Menos colocada, ou mais direta, a voz pode parecer um mistério e a comunicação, um labirinto. Se não sabe como falar, este programa pode ajudar!

Lúcia Lemos é cantora lírica, soprano, professora de voz e fascioterapeuta. Não, isso não quer dizer que espreme o fascismo acumulado. Ensina canto a profissionais da voz, é performer em recitais, de ópera e de teatro, aqui e pela Europa, e tem dois filhos que já foram convidados deste programa, Catarina e Tomás Wallenstein. Defende que o talento é um mito.  

Como professora de voz, Lúcia diz, “cantar ou usar a voz até doer, não, por favor! Assim que a pessoa começa a sentir que tem cansaço vocal, tente parar e não e não esforçar”. A cantora lírica defende que a ideia de quanto mais esforço mais qualidade é errada. 

Lúcia Lemos deixa ainda um conselho às pessoas que gostam de cantar, “procure descobrir mais sobre a sua voz, procure trabalhar, procure apoio, nós não nos ouvimos de forma competente, procure professores”.