Ai Destino, Ai Destino

Temporada 1

2020-08-08

Trás-os-Montes com Ricardo Ribeiro

Se anda à procura de sossego este Verão - ou este Inverno, para quem, como o nosso convidado, gostar de frio - faça esta viagem poética interior com o grande fadista Ricardo Ribeiro.

“Eu não quero ser feliz, eu quero ser sereno”. Esta edição do Ai Destino quase revela o sentido da vida - o “porquê” de existir, e não o “como”. Ouça. Mas para já fique com…

 

7 motivos para visitar Trás-Os-Montes:

1. Ouvir a voz do silêncio em Paradinha de Besteiros, perto de Macedo de Cavaleiros. A Paradinha não tem nada, só uma paz e um conforto de existir. Na aldeia do outro lado da encosta, o Lombo, neva no Inverno. Na Paradinha não.

2. Não há praticamente carros - com sorte, há a carrinha do pão e pode encomendar o pão para o dia seguinte. E pode aproveitar o sossego para contemplar a combinação das cores e das proporções de Trás-os-Montes.

3. Ficar hospedado no Convento de Balsamão, no cimo de um penhasco, que também funciona como hotel, onde será recebido por sacerdotes. A propriedade do convento tem as Termas da Abelheira e uma ribeira que pode funcionar como praia fluvial. Há rochas tão grandes que se formaram no fundo do antigo oceano Rheic. A zona pertence à rota geológica Geopark Terras de Cavaleiros, com um património geológico reconhecido internacionalmente.

4. A Tia Maria faz um arroz de couves que é uma maravilha, mas não tendo família na zona pode sempre ir comer a um restaurante maravilhoso à saída de Macedo de Cavaleiros, provar umas alheiras de Mirandela em Mirandela, ou espreitar um restaurante incrível na aldeia de Romeu.

5. Visitar a deslumbrante Casa de Mateus - um palácio que é um centro de Cultura em Vila Real - e fingir que tem sangue azul. Também vale a visita pelos famosos vinhos. 

6. Nada como ler Teixeira de Pascoaes imerso nesta paisagem, particularmente uma antologia poética reunida pelo Mário Cesariny, palavra de Ricardo Ribeiro. Claro que também há recomendações de músicas a ouvir.

7. Em quatro horas, vindo de Lisboa, está na Paradinha de Besteiros. E pode sempre ir atestar a Espanha, que é ali ao lado. Garantimos que vai querer voltar. Ou então só ficar.