Ai Destino, Ai Destino

Temporada 1

2020-01-13

Índia com Jorge Vassallo

Na primeira vez que visitou a Índia, foi à festa de aniversário do Marajá de Jaipur. Desde então, passaram-se 17 anos. Jorge Vassallo estava a meio de uma volta ao mundo e já se tinha demitido do emprego numa agência publicitária para ir dar uma volta – daí o nome do seu blog “Fui Dar uma Volta”.

Depois do sucesso do livro “De Vespa na Índia”, lança agora a segunda parte da trilogia “Tudo é Possível!”. O resultado chama-se "O Marajá faz anos".

Como já foi à Índia umas dez vezes, Jorge Vassallo é a pessoa indicada para aceitar o desafio e recomendar-nos o roteiro perfeito para cada tipo diferente de viajante.

Há milhares de experiências que lhe vão passar ao lado, porque os “must sees” são mais que muitos num país tão grande, mas aqui ficam algumas experiências imperdíveis na Índia:

  1. Comecemos pelo roteiro clássico: ir ao Taj Mahal e ao Rajastão.
  2. Mas também pode ir para o lado da praia ou do património português, explorando Goa ou Cochim.
  3. Se gosta de yoga, há um roteiro que o Jorge recomenda: ir a Rishikesh fazer um retiro de yoga, visitar Bodhgaya, onde Buda atingiu a iluminação, e depois ir mais ao sul da Índia fazer algo relacionado com ayurveda.
  4. Agora vamos ali aos Himalaias fazer trekking.
  5. E aquela vez em que o Jorge rapou o cabelo num tempo hindu? É ouvir.
  6. Finalmente, uma Índia para quem adora confusão, cores e exotismo? Bombaim, Deli, Varanasi. Mas a dica é ir na altura do Holi, o festival das cores. O Jorge explica o simbolismo. É nesse dia que pais, filhos e avós bebem um Bang Lassi, uma espécie de space cake em batido, que nesse dia é legal em todo o lado.