Ainda não tem a nossa APP? Pode fazer o download aqui.

Praias vão ter lotação máxima e pode haver distância mínima entre toalhas

A época balnear pode começar mais tarde este ano devido à Covid-19.

Praias vão ter lotação máxima e pode haver distância mínima entre toalhas
paulo alexandre santos

As praias vão ter lotação máxima durante a época balnear e pode haver uma distância mínima de dois metros entre toalhas, segundo um manual de regras que começou a ser definido pelas autoridades marítimas e de saúde e que vai estar pronto dentro de duas semanas, revela Catarina Gonçalves, coordenadora nacional do programa Bandeira Azul.

A época balnear, este ano, só deve começar em junho ou, até, mais tarde. Se a epidemia não estiver controlada pode nem existir. "Não podemos dizer com toda a certeza que sim", diz Catarina Gonçalves. "Vamos trabalhar para que possamos frequentar as praias".

Acreditando que será possível "fazer praia", o manual de procedimentos está a ser delineado pela Autoridade Marítima Nacional, Direcção-Geral da Saúde, Agência Portuguesa do Ambiente, Associação Nacional de Municípios, e pelo programa Bandeira Azul. Catarina Gonçalves revela algumas das ideias que começaram a ser discutidas.

 

 

A coordenadora nacional da Bandeira Azul refere que a fiscalização terá que envolver várias entidades, e admite coimas para quem não cumprir as distâncias de segurança nas praias.

 


O manual de procedimentos para acesso à praia deve estar pronto na primeira semana de maio. Há muito a regulamentar, mostra Catarina Gonçalves.

 

 

A época balnear deve começar mais tarde do que é habitual ou, na pior das hipóteses, pode nem haver este ano, mostra a coordenadora do programa Bandeira Azul.