Ainda não tem a nossa APP? Pode fazer o download aqui.

One World: Together At Home. Veja ou reveja algumas atuações do evento que uniu o mundo em casa

Oito horas de transmissão repartidas entre o digital, televisões e rádios do mundo inteiro. Mais de cem artistas, nomes de vulto da sociedade e da ciência, profissionais de saúde e o mundo unido a assistir. Ontem (e pela madrugada fora) fez-se história. Veja aqui alguns dos melhores momentos.

One World: Together At Home. Veja ou reveja algumas atuações do evento que uniu o mundo em casa
YouTube Global Citizen

Rolling Stones, Paul McCartney, Stevie Wonder, Elton John, Eddie Vedder, Billie Eilish, Finneas, Taylor Swift, Lady Gaga, Lizzo, Billie Joe Armstrong, John Legend, Camila Cabello, Shawn Mendes, Jennifer Lopez, Celine Dion, Andrea Bocelli ou Sam Smith foram apenas alguns dos muitos (mesmo muitos) artistas que atuaram a partir das suas casas para ajudar no combate à Covid-19 e para homenagear os profissionais de saúde que lutam todos os dias para curar o mundo e os profissionais que estão nas ruas para manter a sociedade em funcionamento. Outros tantos deixaram palavras de conforto, de união ou de sensibilização como Alicia Keys ou Beyoncé - a convidada surpresa da noite. A lista de artistas é extensa e o evento viajou virtualmente por diferentes países e universos musicais. Todos quiseram contribuir para o evento solidário e histórico organizado pela Global Citizen e pela Organização Mundial de Saúde. Cerca de 120 milhões de euros foram angariados para ajudar na luta contra a pandemia que está a mudar o curso do mundo. A curadoria teve o dedo, a vontade, o coração e a emoção de Lady Gaga que, ao longo da transmissão do evento, não conseguiu segurar as lágrimas de comoção ao ver o que estava a acontecer no ecrã. Percebemos isso pelas publicações que a cantora ia fazendo nas redes sociais. Lady Gaga - isto agora só entre nós - nós também tivemos de segurar a lágrima. Mas também sorrimos e Lady Gaga... deu-nos o maior sorriso de todos. Já lá vamos.

A realeza do talk show norte-americano conduziu o evento. Os apresentadores Jimmy Fallon, Jimmy Kimmel e Stephen Colbert foram os mestres da cerimónia solidária e estiveram acompanhados por algumas das personagens mais caricatas da famosa Rua Sésamo. Houve testemunhos de profissionais de saúde que estão na linha da frente da luta,  intervenções de nomes como o de Tedros Adhanom Ghebreyesus, Diretor Geral da OMS, ou de António Guterres, Secretário-geral das Nações Unidas, e palavras de Oprah Winfrey, Amy Poehler, Michelle Obama, Sarah Jessica Parker, Samuel L Jackson, Awkwafina, David e Victoria Beckham, Ellen DeGeneres, Heidi Klum, Lupita Nyong'o, Matthew McConaughey, entre outros.

Porque o mundo unido não cabe todo aqui, recolhemos alguns dos melhores momentos da noite em que a música e os valores maiores da união, esperança e solidariedade uniram o mundo… em casa.
 
Lady Gaga abriu a parte do evento transmitido pelas televisões, isto porque houve um segmento transmitido nas plataformas digitais. Antes de cantar ao piano, a curadora deste encontro histórico celebrou o trabalho dos profissionais de saúde e, no fundo, deixou uma mensagem para todos nós. "Penso neles todos os dias, rezo por eles todos os dias. Também penso em vocês que estão em casa sem saber quando é que isto tudo vai voltar à normalidade. O que quero fazer, se puder, é dar-vos a permissão de, por uns momentos, poderem sorrir". A cantora que teve um papel crucial na realização do evento cantou 'Smile' de Charlie Chaplin e celebrizada na voz de Nat King Cole. Que arrepio... com um sorriso, claro.
 


O gigante da boa onda Stevie Wonder recordou o amigo e escritor de canções Bill Withers, que perdemos recentemente, e uma das canções que já serve de hino solidário a este momento global. "Temos de nos apoiar uns nos outros se precisarmos de ajuda. O meu amigo Bill Withers tem a canção perfeita para descrever isso mesmo e quero que nos lembremos dele esta noite". Ouviu-se 'Lean On Me' e 'Love's In Need of Love Today'.
 


Sir Paul McCartney, o cantor e compositor preferido de Jimmy Fallon (ficámos a saber), cantou o clássico dos Beatles, 'Lady Madonna'. "Estou muito feliz por estar aqui esta noite, para celebrar os verdadeiros heróis - os profissionais de saúde no mundo inteiro". O lendário músico britânico apelou à união global de forma a consciencializar também os líderes do mundo para que isto não volte a acontecer. 
 


Os gigantes Rolling Stones também estiveram "in the house" - cada um na sua. Mick, Keith, Ronnie e Charlie, repartidos por quatro ecrãs, ofereceram o clássico 'You Can't Always Get What You Want'. Uma maravilha assistir a isto.
 


Depois dos britânicos David e Victoria Beckham terem deixado algumas palavras de homenagem e agradecimento a quem está a tratar e a cuidar dos doentes, arriscando também a vida no combate à Covid-19, entrou em cena Sir Elton John que interpretou 'I'm Still Standing' a partir do jardim. O músico reforçou a mensagem de agradecimento e enalteceu o sentido de humanidade de quem está a lutar por nós.
 

 

E se, por estes dias, meses, já sentimos que a pandemia veio mudar o curso do mundo, a cantora Lizzo escolheu um clássico de Sam Cooke que acalenta a esperança que então seja uma mudança para melhor. Cantou 'A Change Is Gonna Come', uma das atuações mais emotivas da noite que teve a profunda vontade por dias melhores a transbordar da soul e da voz da cantora norte-americana.
 

 

Jennifer Lopez escolheu o tema 'People' de Barbra Streisand. "Se há algo que percebi durante esta altura, mais do que qualquer outra coisa, é o quanto precisamos uns dos outros", disse J Lo antes de dar voz a um dos momentos mais luminosos e bonitos do evento. Um dos… é que foram muitos. Mesmo muitos.
 

 

Eddie Vedder, rodeado por velas e ao comando das teclas do órgão lá de casa, deu voz a 'River Cross', um dos temas do novo álbum dos Pearl Jam, "Gigaton", apesar de ser uma canção que já soma alguns aninhos. "Wide awake through this deepest night/ Still waiting on the sun" ouviu-se pela voz do amigo Eddie que também abriu as portas de casa para dar um pouco de conforto ao mundo. 
 


O sol chegou a meio da noite na voz de Billie Eilish que esteve acompanhada, como sempre, pelo irmão Finneas. Com 'Sunny', de Bobby Hebb, a cantora quis elevar o espírito do mundo com a leveza da canção que diz ter sempre bem aconchegada no coração. 
 


Por falar em Billie, o homem dos Green Day, Billie Joe Armstrong fez uma versão acústica do tema 'Wake Me Up When September Ends', atuação que foi sendo alternada com imagens de cidades vazias. Mais uma vez, foi difícil segurar a lágrima. Lady Gaga não conseguiu como poderá ver em baixo.
 




Já agora, e por falar em Armstrong, o casal Camila Cabello e Shawn Mendes levaram-nos para o mundo maravilhoso de Louis Armstrong. O dueto apaixonado cantou 'What a Wonderful World' ao piano. Que maravilhoso que foi.

 


Houve outro dueto que certamente terá tido ajuda nos coros por parte de quem estava a assistir em casa. John Legend e Sam Smith juntaram as vozes no ecrã, com Legend a conduzir a canção ao piano. A escolha também recaiu num clássico, e que clássico. Escolheram 'Stand By Me' de Ben E. King. 

 


Taylor Swift, também ao piano, cantou um dos temas do álbum mais recente que editou, "Lover". A cantora norte-americana ofereceu-nos um caseiro 'Soon You'll Get Better'. 
 



O final foi a quatro vozes. Celine Dion, Andrea Bocelli, Lady Gaga e John Legend cantaram 'The Prayer' que há uns bons anos juntou Celine Dion a Andrea Bocelli. Lembra-se? Agora, para este momento histórico, Legend e Gaga juntaram-se à canção com o músico Lang Lang ao piano. Uma oração para o final do evento solidário e global que ontem uniu o mundo em casa.

 

Em Portugal, o One World: Together At Home foi transmitido pela Rádio Comercial e TVI.