Ainda não tem a nossa APP? Pode fazer o download aqui.

Há uma nova tendência. São os coros virtuais

É só fazer uma pesquisa no YouTube e vai encontrá-los. Os coros virtuais não são novidade mas multiplicam-se em dias de quarentena. Também há bom gosto na escolha das canções.

Há uma nova tendência. São os coros virtuais
YouTube

 

Nada impedirá a criatividade humana. Em vários países, muitas pessoas continuam a juntar as vozes para cantar clássicos de conforto em tempos mais delicados. Com cada um dos elementos a erguer a voz a partir de casa, os vídeos que encontrámos na internet mostram que isto da música é como no amor, não há longe nem distância.

Damos alguns belos exemplos:

'True Colours' (Cyndi Lauper) pelo coro britânico Camden Voices

"Em tempos de isolamento físico, acreditamos, mais do que nunca, em criar novas formas de estarmos juntos e continuar a fazer aquilo que amamos. Com essa premissa, mostramos a nossa primeira performance virtual do maravilhoso 'True Colours', gravado a partir das nossas casas. Esperemos que vos proporcione alguma felicidade e calma nestes tempos loucos", diz a descrição que acompanha o vídeo. 
 


 
'(They Long To Be) Close To You' (Burt Bacharach e Hal David) por vozes de cerca de 18 países "recrutadas" pelo famoso coro australiano Pub Choir 
 
"Há uns dias, pedimos à internet para parar de fazer scroll, por uns momentos, e cantar connosco! Em apenas dois dias, mais de 1000 pessoas de 18 países submeteram um vídeo com a sua performance do tema 'Close To You' (Burt Cacharach). Todos os vídeos que recebemos foram adicionados ao um coletivo. Foi nessa altura que vimos a magia a acontecer".
 


'Hallelujah' (Leonard Cohen) pelos coros italianos Lavinium e SingUp
 
Em Itália, um dos países mais afetados pela Covid-19, cantou-se 'Hallelujah', original do cantor e compositor canadiano Leonard Cohen. "Os coros Lavinium e SingUp! de Roma uniram-se, virtualmente, neste período de quarentena devido à covid-19 para cantar 'Hallelujah' de Leonard Cohen. Não sendo possível cantar ao vivo, foi a melhor solução que arranjámos para estarem unidos. O vídeo resulta da união das vozes feito com vídeos individuais". A direção artística foi assinada Fabrizio Vestri. Os arrepio estão garantidos.

 



'Bridge Over Troubled Water' (Simon & Garfunkel) pelo norte-americano The Children's Voice Chorus
 
De Miami, Estados Unidos, chega uma versão a várias vozes do clássico 'Bridge Over Troubled Water'. "As nossas meninas do coro de Miami não puderam ensaiar presencialmente devido à situação do coronavírus, por isso decidimos enviar algum amor ao mundo virtual, tirando o pó a uma canção antiga que nos diz muito", escreveram na descrição do vídeo.
 



'One' (U2) pelo Casual Choir que cantou desde a Irlanda

O coro irlandês Casual Choir tem agora as sessões do sofá precisamente para continuar a ter os elementos a cantar juntos em tempos de quarentena. Como escreveram na descrição do vídeo, cantaram como um só a partir de casa.

 

 

No mundo inteiro, os coros de estudantes também continuam a cantar juntos, embora agora apenas no ecrã.
 
'What the World Needs Now' (Burt Bacharach e Hal David) pela Virtual Orchestra da Universidade de Berklee, em  Boston, Estados Unidos
 


'Over the Rainbow' (Harold Arlen e Yip Harburg ) pelos alunos da escola de Chino Valley, no Arizona, Estados Unidos
 


E por cá...

'Clap yo Hands' (George Gershwin) pelo Coro Juvenil da Universidade de Lisboa

"Aqui fica o 'Clap yo Hands' de Gershwin pelas mãos do nosso querido João Vale e nas vozes de alguns elementos do Coro Juvenil da Universidade de Lisboa. Boa Páscoa em quarentena, com um sorriso", lê-se na descrição.