Ainda não tem a nossa APP? Pode fazer o download aqui.

Mudança de rotinas, teletrabalho, muitas horas em casa e as gavetas já estão todas arrumadas. E agora?

Agora aproveite para ler aqueles livros que estavam na prateleira e que falam sobre ... epidemias!

Mudança de rotinas, teletrabalho, muitas horas em casa e as gavetas já estão todas arrumadas. E agora?

A literatura foi sempre fértil em livros sobre epidemias e catástrofes. O poder criativo dos escritores foi sempre espicaçado por casos reais ou de ficção científica que serviram para discutir a condição humana. Durante as crises o ser humano é bom ou mau?

Neste tempo de quarentena aproveite para pôr a leitura em dia e folheie estas propostas que podem levar a grandes reflexões.

“ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA” de José Saramago

O “Ensaio da Cegueira” está no topo da lista. O livro do nobel José Saramago revela, uma vez mais, a actualidade da sua obra. Um homem fica cego, inexplicavelmente, quando se encontra no carro no meio do transito. Uma cegueira que alastra com uma rapidez alarmante. Uma cegueira branca. Uma epidemia que não tem fronteiras. O governo decide agir, e as pessoas infectadas são colocadas em quarentena revelando o pior e o melhor de cada uma das personagens sem nome. Um romance contundente que nos prende do início ao fim. E que nos faz acreditar que no fim fica tudo bem.

“A PESTE” de Albert Camus

Este é, provavelmente, o melhor livro de Albert Camus. E tudo começa com um rato morto na manhã do dia 16 de abril de 1940. Um primeiro sinal da epidemia de peste em rapidamente toda conta de toda a Orão, na Argélia. A cidade é colocada em quarentena e transforma-se numa terra irrespirável em que os habitantes são conduzidos ao extremo do sofrimento, da loucura e também de uma compaixão desmedida.

“A GUERRA DOS ZOMBIS Z” de Max Brooks

O livro do norte americana Max Brooks é um sucesso entre os fãs de ficção cientifica, mas ganhou ainda mais público quando passou para os grandes ecrãs tendo Brad Pitt como protagonista. “A guerra dos zombis Z” relata a historia de uma humanidade que é praticamente extinta por causa de uma contaminação zombi. Um homem viaja pelo mundo recolhendo depoimentos dos sobreviventes da epidemia e da guerra e desvendando documentos que revelam a verdade por trás do conflito.

“NÉMESIS” de Philip Roth

O romance escrito em 2010 tem como pano de fundo a cidade natal do autor, Newark, em New Jersey. "Némesis" conta a história das consequências do surto de poliomielite que afetou a comunidade judaica do bairro de Weequahic e que mudou a vida das crianças locais. Sem vacina na altura, a doença trazia paralisia, mutilação e até morte. O protagonista é Bucky Cantor, professor de Educação Física que vê seus alunos sofrerem com o surto