Ainda não tem a nossa APP? Pode fazer o download aqui.

Rúben Amorim: o perfil do novo treinador do Sporting

Apontam-lhe semelhanças no estilo com Jorge Jesus, com quem trabalhou vários anos no Restelo e no Benfica.

Rúben Amorim: o perfil do novo treinador do Sporting

Como futebolista, dentro de campo, sempre se notabilizou pela capacidade de ler o jogo, ocupando várias posições de forma competente. Numa carreira terminada pouco depois dos 30 anos, conheceu os melhores anos no Benfica, onde foi campeão nacional três vezes e conquistou várias taças, quase todas com Jorge Jesus, seu treinador também no Belenenses, antes da chegada à Luz. Foi internacional português por 14 vezes, com presença nos Mundiais 2010 e 2014

Penduradas as botas, começou a carreira de treinador no Casa Pia, na época passada. Um projecto interrompido por questões burocráticas, deixando os gansos em posição de acesso ao play off de subida... que veio a confirmar-se mais tarde, depois de um processo que passou pela justiça desportiva.

O bom trabalho no Casa Pia chamou a atenção de António Salvador que, já com a época 19/20 a decorrer, o convidou para a equipa B do Braga. Bastaram 11 jogos na equipa secundária dos arsenalistas (8 vitórias, 2 empates e 1 derrota) para ser aposta para a equipa principal, sucedendo a Ricardo Sá Pinto, que vinha de duas derrotas na liga. Da desconfiança inicial dos adeptos à euforia, foi um ápice, a começar pela estreia, com goleada fora, ao Belenenses SAD, por 7-1. Em 9 jornadas para o campeonato, ganhou 8, incluindo as visitas ao Dragão e à Luz e a receção ao Sporting. Pelo meio venceu a Taça da Liga, depois de derrotar Sporting e FC Porto na final-four. Internamente, só não ganhou frente ao Gil Vicente, num jogo em que até esteve a vencer por 2-0 mas ficou reduzido a 10 jogadores muito cedo. Na Europa, caiu perante o Rangers, numa eliminatória em que chegou a estar a vencer em Glasgow por... 2-0!

 

 

O bom futebol praticado pelo Braga, assente num 3.4.3, valeu o convite do Sporting. De Braga para Alvalade, acompanham-no Adélio Cândido e Carlos Fernandes, a quem se juntam Emanuel Ferro e Tiago Ferreira. Assumem a equipa na 4ª posição, já fora das outras competições, com o objetivo de tirar o 3º lugar... ao Braga, mas com um olho já na planificação da nova época. 

A estreia, em jogos oficiais, é domingo, em casa, com o Aves.