Ainda não tem a nossa APP? Pode fazer o download aqui.

Morreu compositor dos Mazzy Star

O fundador David Roback tinha 61 anos e tem merecido vários tributos de músicos.

Morreu compositor dos Mazzy Star

Os intimistas Mazzy Star perderam um dos seus dois membros: David Roback morreu com 61 anos de causas ainda desconhecidas. O guitarrista fundou com a cantora Hope Sandoval os Mazzy Star, a dupla que perfumou a música indie do início dos anos 90 com um charme notívago e dócil, tal como evidenciavam os álbuns "She Hangs Brightly" (de 1990) e "So Tonight That I Might See" (de 1993).

Era David Roback que assumia as composições e a direção musical dos Mazzy Star, em cumplicidade com a voz quase sussurrada de Hope Sandoval. As sementes dos Mazzy Star advêem de um projeto anterior de Roback, os Opal, onde na fase derradeira contou com os préstimos de Sandoval - em substituição da vocalista Kendra Smith.

Durante o longo interregno dos Mazzy Star, David Roback trabalhou para o mundo do cinema, como é o caso da banda sonora do filme de Olivier Assayas, "Clean" (de 2004).

"Seasons of Your Day" é o álbum de regresso dos Mazzy Star (e o último álbum da dupla), mantendo a estética de pop abraçada às raízes americanas de folk e country que fez a sonoridade do duo norte-americano.

Os Mazzy Star tocaram por uma única vez em Portugal, na edição de 2012 do festival Optimus Alive, no palco coberto Heineken, num concerto de iluminação escura, onde se deu evidentemente destaque ao reportório dos anos 90 do grupo. Ao vivo, os Mazzy Star costumavam atuar em quinteto.

 

Tem havido várias manifestações da comunidade musical nas redes sociais. A vocalista das Bangles, Susanna Hoffs, com quem tocou numa banda antes dos tempos da fama, os Unconscious, lamenta a perda do seu "primeiro parceiro musical" e de um "querido amigo". O líder dos gurus do indie-rock Dinosaur Jr., J Mascis, também demonstrou a sua tristeza: "sempre adorei a sua música". Colin Meloy, comandante dos Decemberists, era também admirador do trabalho de David Roback: "perdemos um grande".