Ainda não tem a nossa APP? Pode fazer o download aqui.

Peter Gabriel faz hoje 70 anos

Ex-vocalista dos Genesis fez um dos percursos mais camaleónicos da pop, pontuado com algumas rupturas.

Peter Gabriel faz hoje 70 anos

Peter Gabriel é a partir de hoje um septuagenário. Peter Brian Gabriel nasceu a 13 de fevereiro de 1950 no vilarejo de Chobham, no sul de Inglaterra.

O músico britânico tem um dos percursos mais diversificados no mundo da música popular urbana. Destacou-se como vocalista dos Genesis na sua fase mais teatral. Fez um percurso a solo que se foi descolando do rock progressivo da sua antiga banda e se foi aproximando da pop mainstream. Mas teve sempre um pé da música étnica, de que é exemplo o seu single 'Biko', dedicado ao ativista anti-Apartheid, Steve Biko. Levou esse interesse pela música do mundo mais adiante, tendo fundado o festival WOMAD (World of Music, Arts and Dance) e a editora Real World.

Peter Gabriel atuou pela primeira vez em Portugal na qualidade de vocalista dos Genesis, num espetáculo duplo no Pavilhão Dramático de Cascais, no período revolucionário de 1975. Já a solo, repetiu a noite dupla no Dramático de Cascais em 1980 e subiu pela primeira vez nessa digressão para o Porto, onde deu um concerto no Pavilhão Infante Sagres. 

Peter Gabriel só voltaria a atuar em Portugal mais de vinte anos depois, no circuito dos festivais, tendo feito parte dos cartazes do Rock in Rio Lisboa, do Festival de Vilar de Mouros e do Super Bock super Rock.

Em baixo, deixamos algumas músicas mais emblemáticas de Peter Gabriel.

1971 - The Knife

 

1975 - The Carpet Crawlers

 

1977 - Solsbury Hill

 

1980 - Games Without Frontiers

 

1980 - Biko

 

1982 - Shock The Monkey

 

1986 - Sledgehammer

 

1992 – Digging In The Dirt