Ainda não tem a nossa APP? Pode fazer o download aqui.

Metro de Lisboa com novas carrugens a partir de 2022

O Metropolitano de Lisboa comprou mais 42 carruagens que vão melhorar a oferta de comboios, garantindo conforto e acessibilidade.

Metro de Lisboa com novas carrugens a partir de 2022
LUSA

 O Metropolitano de Lisboa (ML) divulgou hoje que vai comprar 14 novas "unidades triplas" (42 carruagens), por 114,5 milhões de euros ao Agrupamento Stadler Rail Valencia/Siemens.

Estas novas carruagens vão chegar por fases. A proposta prevê que no segundo semestre de 2022 cheguem três carruagens, a primeira unidade tripla. A última entrega deve ficar disponível no final de 2023.

Segundo uma nota, o Metro refere que a assinatura do contrato de aquisição de material e de sistema de controlo automático dos comboios,  resulta do concurso público internacional, lançado em setembro de 2018.

A empresa refere que esta aquisição "vai melhorar a oferta de comboios e serviços do ML, permitindo mais conforto e acessibilidade para os clientes, bem como um sistema de comunicação com os clientes que vai permitir informação variável e flexível e sistemas de segurança e vídeo vigilância mais modernos". 

De acordo com o Metropolitano, vai haver uma aposta nos novos sistemas Communications-Based Train Control (CBTC), susbtituindo um sistema dos anos 70, que vai permitir um maior controlo do movimento dos comboios.

Para além dass novas carruagens estarem equipadas com o CBTC, o contrato também engloba a instalação deste sistema em 70 comboio já existentes. 

O ML refere, ainda, que as carruagens vão ter "janelas amplas, painéis de portas e áreas de intercirculação com elevado espaço livre" para que as entradas e as saídas sejam feitas de modo rápido.