Ainda não tem a nossa APP? Pode fazer o download aqui.

Lisboa, a cidade com mais trânsito da Península Ibérica

Os lisboetas passam diariamente no trânsito cerca de 43 minutos, ou seja, 158 horas por ano. Dados do relatório anual da TomTom.

Lisboa, a cidade com mais trânsito da Península Ibérica
DR

Em 2019, Lisboa foi, pela quarta vez consecutiva, a cidade com mais trânsito da Península Ibérica, acima das cidades espanholas de Madrid ou Barcelona. 

Os dados surgem no TomTom Traffic Index 2020, relatório anual que analisa o congestionamento de trânsito em 416 cidades de 57 países, um número superior ao do ano passado. É que na sua nona edição, o estudo baseia-se "na percentagem do nível de congestionamento, que representa o tempo adicional de viagem que os condutores passam na estrada durante um ano".

"Com uma percentagem de 33% no que diz respeito ao congestionamento, os lisboetas passam cerca de 43 minutos no trânsito diariamente, o que perfaz um total de 158 horas por ano", indica uma das conclusões do estudo divulgado hoje. A capital portuguesa acabou por descer quatro lugares no ranking, embora o índice de tráfego tenha aumentado em relação a 2018, ocupando agora a 81ª posição a nível mundial.

O Porto também viu o seu índice de trânsito aumentar em relação ao ano passado e subiu 13 lugares no ranking, ocupando a posição 108. Os automobilistas perdem em média, na cidade Invicta, 39 minutos por dia no trânsito, somando um total de cerca 154 horas anuais.

O final do dia de sexta-feira (entre as 18h00 e as 19h00) é o período da semana em que se registam "os principais problemas de trânsito, tanto em Lisboa como no Porto". 

Além das duas principais cidades portuguesas, o TomTom Traffic Index "englobou as cidades do Funchal (351ª posição), Braga (334ª posição) e Coimbra (375ª posição), sendo que todas elas registaram um aumento na percentagem de tráfego".

 

O trânsito no mundo 

 

O TomTom Traffic Index 2020 revela que o ranking mundial é liderado por uma cidade indiana. Em 2019, Bengaluru foi a cidade em que os "condutores passaram 71% de tempo adicional no trânsito". 

Segue-se a capital das Filipinas, Manila; Bogotá, na Colômbia, a cidade mais congestionada de 2018; Bombaim e Pune, também na Índia, completando assim o top 5 das cidades com mais trânsito do mundo. 

 

O estudo da TomTom analisa "os tempos de viagem em condições sem trânsito em várias partes das cidades. Depois, são analisados os tempos de viagem no ano inteiro (24 horas por dia, 7 dias por semana) em cada cidade ? e a informação é comparada com os períodos sem trânsito, de forma a estimar o tempo de viagem adicional".