Ainda não tem a nossa APP? Pode fazer o download aqui.

Encontradas 4 espécies novas de tubarões que 'andam'

Cientistas descobriram que o tubarão 'epaulette' é a espécie de tubarão mais recente. Tem nove milhões de anos.

Encontradas 4 espécies novas de tubarões que 'andam'
CONSERVATION INTERNATIONAL

Cientistas da Universidade de Queensland, na Austrália, confirmaram a existência de quatro novas espécies de tubarões que "andam", aumentando para nove o número de espécies de tubarão 'epaulette'.

São considerados tubarões que "andam" porque usam as barbatanas para arrastarem-se por recifes e águas rasas em busca de comida. 

Com este estudo, fica determinado que os tubarões 'epaulette' são o tipo de tubarão mais recente da história dos tubarões. Os cientistas estudaram as barbatanas desta espécie de tubarão para determinar a data de quando é que se separaram dos seus antepassados. Chegaram à conclusão que os tubarões 'epaulette' evoluíram há nove milhões de anos, uma história curta quando comparada com a idade de outras espécies de tubarão (400 milhões de anos). 

Agora, através desta longa investigação, os cientistas que estudaram a espécie desde 2008 acabaram por descobrir quatro novos tipos de tubarões que "andam".

Os tubarões 'epaulette' encontram-se maioritariamente em águas rasas de recifes no leste da Indonésia, na Nova Guiné e em algumas partes da Austrália.

Comem caranguejos, camarões e peixes pequenos. 

Veja o vídeo do tubarão 'epaulette' aqui: