Ainda não tem a nossa APP? Pode fazer o download aqui.

Descoberta a segunda 'Super-Terra' na órbita da estrela mais próxima do Sol

Um novo estudo revela que a descoberta abre novas possibilidades de estudo e exploração de sistemas planetários vizinhos.

Descoberta a segunda 'Super-Terra' na órbita da estrela mais próxima do Sol
Ilustração de Lorenzo Santinelli

Foi descoberto um novo planeta na órbita da estrela mais próxima do Sol, de acordo com um estudo publicado no jornal Science Advances. A descoberta do planeta, o Proxima c, abre novas possibiliades de estudo e exploração dos sistemas multi-planetários mais próximos do nosso sistema solar. 

O planeta junta-se a outro (Proxima b) na órbita da mesma estrela e que foi descoberto em 2016. Estes dois planetas são caracterizados como planetas 'Super-Terra' por serem parecidos com a Terra, mas maiores. Os astrónomos acham que os 'Super-Terra' são o tipo mais comum da nossa galáxia. 

O Proxima c completa a órbita em volta da Proxima Centauri (estrela mais próxima do Sol) a cada 5.2 anos terrestres, é seis vezes maior que o Próximo b  e está a uma distância de 4.2 anos-luz da Terra. 

Já há algum tempo que os cientistas desconfiavam da existência de um segundo planeta em volta à Proxima Centauri, mas até agora não tinham ainda evidências concretas. Eles esperam que esta descoberta traga mais informações sobre como os planetas terrestres são formados em torno às estrelas.  

Os cientistas não podem dizer com certeza se estes planetas são habitáveis no sentido comum, porém, a posição deles em relação à estrela permite que a temperatura das suas superfícies seja ideal para conter água liquida. Apesar de não serem 'habitáveis,'  a possibilidade de vida existente neles cria mais oportunidades de estudo para cientistas mundo fora.