Ainda não tem a nossa APP? Pode fazer o download aqui.

Reino Unido: Partido Conservador vence com maioria absoluta

Os conservadores conseguiram o melhor resultado desde Margaret Tatcher em 1987~, e os trabalhistas tiveram o pior desempenho eleitoral desde 1935.

Reino Unido: Partido Conservador vence com maioria absoluta
EPA/WILL OLIVER

O Partido Conservador garantiu hoje uma maioria absoluta e venceu oficialmente as eleições legislativas britânicas, apesar de a contagem dos votos continuar em curso.

O Partido, liderado pelo primeiro-ministro, Boris Johnson, conquistou até agora 364 lugares na Câmara dos Comuns, num total de 650. Feitas as contas, os conservadores já conseguiram mais 66 assentos do que nas eleições de 2017.

O Partido Trabalhista, o principal partido da oposição, pelo contrário, perdeu até agora 42 assentos e elegeu 203 deputados.

O líder, Jeremy Corbyn, admitiu hoje que a derrota é "muito dececionante" e anunciou que pretende renunciar às funções, após conduzir um "processo de reflexão sobre este resultado e sobre as políticas que vai manter no futuro".

A líder dos Liberais Democratas, Jo Swinson, falhou a reeleição como deputada na circunscrição escocesa de Dumbartonshire East por uma margem de 149 votos para Amy Callaghan, do Partido Nacionalista Escocês (SNP).

O SNP já elegeu 48 deputados, mais 13 do que em 2017, enquanto os Liberais Democratas só garantiram onze.

Cerca de 46 milhões de britânicos votaram na quinta-feira nas eleições legislativas antecipadas no Reino Unido, as terceiras em menos de cinco anos, convocadas pelo governo para tentar desbloquear o impasse criado no parlamento pelo processo de saída do país da União Europeia (UE).

A votos estiveram os 650 assentos na Câmara dos Comuns, a câmara baixa do parlamento britânico, aos quais concorreram 3.322 candidatos.