Ainda não tem a nossa APP? Pode fazer o download aqui.

Subida do mar entre os principais riscos climáticos na Grande Lisboa

O Plano Metropolitano de Adaptação às Alterações Climáticas alerta ainda para as ondas de calor, seca e aumento dos fogos florestais.

Subida do mar entre os principais riscos climáticos na Grande Lisboa

A subida do nível do mar será uma das principais consequências das alterações climáticas na Área Metropolitana de Lisboa. A conclusão está presente no Plano Metropolitano de Adaptação às Alterações Climáticas, que vai ser apresentado esta sexta-feira.

De acordo com o jornal Público, os impactos vão fazer-se sentir sobretudo nas zonas costeiras e nos estuários dos rios Tejo e Sado, onde as pessoas terão de aprender a conviver com cheias mais frequentes. Lisboa, Almada e Seixal são os concelhos com maiores populações em risco pela subida do nivel do mar.

Por essa razão há muito imobiliario em risco de ficar abaixo da linha de água e muitos projetos futuros podem tambem ser afetados. Em causa estão, por exemplo, o novo aeroporto do Montijo, a cidade da Água, em Almada,  a Quinta do Braamcamp, no Barreiro ou a futura marina do Jamor. São investimentos planeados para locais vulneráveis e que terão de ser repensados.

Além das cheias e inundações, o plano da AML alerta ainda para as ondas de calor, seca e aumento dos fogos florestais na região de Lisboa.

O Plano Metropolitano de Adaptação às Alterações Climáticas é apresentado esta sexta-feira a partir das 9h30 no Museu Nacional dos Coches, em Lisboa.