Ainda não tem a nossa APP? Pode fazer o download aqui.

Escolha não tomar antibióticos nestes casos

É uma recomendação da Ordem dos Médicos. Portugal tem uma das mais altas taxas de mortalidade associadas ao uso desadequado de antibióticos.

Escolha não tomar antibióticos nestes casos

A Ordem dos Médicos recomenda "não tomar antibióticos em casos de infeções respiratórias superiores, como constipações e resfriados, exceto se forem prescritos por um médico".

Um aviso que surge neste Dia Europeu do Antibiótico e numa altura em que ainda há um consumo excessivo deste tipo de medicamentos em Portugal.

Ana Paula Casais, do Colégio de Especialidade de Saúde Pública da Ordem dos Médicos explica que os antibióticos atuam contra bactérias e não contra vírus: "tomar antibióticos de forma excessiva, desadequada e sem que exista uma prescrição médica pode causar vários efeitos negativos para o organismo".

 

 

Tomar antibióticos de forma excessiva pode vir a representar mais tarde um risco sério para a saúde. Ana Paula Casais, da OM, explica que "as bactérias tornam-se em 'superbactérias' muito difíceis de combater". 

Portugal tem neste momento uma das mais elevadas taxas de mortalidade, entre os países da OCDE, devido à toma desadequada deste tipo de medicamentos, sublinha esta médica. 

 

 

Questionada sobre as razões deste consumo excessivo de antibióticos que ainda existe no país, Ana Paula Casais considera que "não há uma prescrição excessiva por parte dos médicos".

Esta responsável da Ordem dos Médicos considera que muitas vezes o que acontece é recorrermos a um antibiótico que sobrou e que temos em casa.

 

RECOMENDAÇÃO PUBLICADA NO SITE DA ORDEM DOS MÉDICOS

"Os antibióticos atuam contra bactérias e não contra vírus. A maioria das infeções respiratórias superiores não complicadas (“constipações e resfriados”) que dão tosse, corrimento nasal, rouquidão, dor de garganta e febre são provocadas por vírus.

O uso de antibióticos pode causar alguns efeitos secundários como náuseas, vómitos, diarreia e reações alérgicas. Alguns destes efeitos secundários podem acontecer pelo desequilíbrio entre as bactérias causadoras de doença (patogénicas) e as bactérias necessárias ao nosso organismo (comensais).

O uso excessivo de antibióticos, em especial quando não são necessários, pode levar ao aparecimento de bactérias resistentes aos antibióticos. Estas bactérias levam ao aparecimento de infeções graves, difíceis de tratar e que muitas vezes levam à morte."