Ainda não tem a nossa APP? Pode fazer o download aqui.

Domingo pode dormir mais uma hora

Na madrugada de sábado para domingo entramos na chamada hora de inverno. Os relógios atrasam uma hora. Caso esteja a trabalhar, pode ter que fazer mais uma hora do que é normal.

Domingo pode dormir mais uma hora
Pixabay

O debate sobre a mudança da hora continua em aberto e, para já, tudo mantém-se igual. Assim sendo, na madrugada de sábado para domingo, de 26 para 27 de outubro, entramos na chamada hora de inverno e os relógios sãs atrasados 60 minutos. Em Portugal continental e na Região Autónoma da Madeira, essa mudança acontece às 2h da madrugada de domingo. Nessa altura, deve atrasar o relógio para a 1h da madrugada.

No caso da Região Autónoma dos Açores, de acordo com a legislação citada pelo Observatório Astronómico de Lisboa, quando for 1h da madrugada, deve atrasar 60 minutos.

Se, por um lado, estiver a dormir, vai sentir que ganhou uma hora. O mesmo não acontece caso esteja a trabalhar, porque corre o "risco" de ter que trabalhar mais uma hora.

O debate sobre o fim da mudança da hora, lançado pela Comissão Europeia (CE), ainda não teve um desfecho. A questão foi levantada pela CE depois de ter sido feito um inquérito online aos europeus com a questão se concordariam ou não com o fim da mudança horária. A maior parte respondeu que queria o fim da mudança de hora. No entanto, o Governo português já disse que quer manter a atual situação, ou seja, mudar a hora duas vezes por ano.

Desde 2001 que os países da União Europeia são obrigados a, duas vezes por ano, mudar a hora legal. O horário de verão começa no último domingo de março e o horário de inverno começa no último fim de semana de outubro.