Ainda não tem a nossa APP? Pode fazer o download aqui.

"Abbey Road" dos Beatles faz hoje 50 anos

Disco emblemático reúne canções como 'Come Together', 'Here Comes the Sun' ou 'Something'.

"Abbey Road" dos Beatles faz hoje 50 anos

"Abbey Road" não é exatamente o último álbum de estúdio dos Beatles, mas foi o último a ser gravado. O disco que tem na capa a célebre travessia pela passadeira dos quatro membros dos Beatles - da esquerda para a direita, George Harrison, Paul McCartney (descalço), Ringo Starr e John Lennon - foi lançado há precisamente 50 anos, a 26 de setembro de 1969.

Para comemorar a efeméride, é amanhã reeditado em vários formatos o disco recheado por canções como 'Come Together', 'Here Comes the Sun' ou 'Something', em triplo CD ou triplo vinil (designado como superdeluxe), em duplo CD (deluxe) e na edição standard. As edições deluxe e superdeluxe estão reforçadas por takes diferentes e medleys.
 
A experiência de estúdio para "Abbey Road" foi a última dos Fab Four, que se consumou no penúltimo álbum a ser editado, antes do anteriormente gravado "Let It Bleed", publicado apenas em 1970, o ano do fim oficial dos Beatles.

"Abbey Road" foi a última etapa do progresso de elaboração do grupo desde que a banda parou de tocar ao vivo e se concentrou no trabalho de estúdio. Este álbum junta-se a outras obras tidas como colossais dos Beatles, como "Rubber Soul" (de 1965), "Revolver" (de 1966), "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band" (de 1967) ou o conhecido na gíria como The White Album ou, se preferirem, o Álbum Branco(de 1968).

"Abbey Road" confirma a tendência de influência crescente de George Harrison, o terceiro criador mais importante da banda de Liverpool, barrado pela dupla dominadora de John Lennon e Paul McCartney.