Ainda não tem a nossa APP? Pode fazer o download aqui.

Eduardo Cabrita assume pasta de secretário de Estado que se demitiu

Ministro da Administração Interna irá ficar com as competências que eram até agora de José Artur Neves.

Eduardo Cabrita assume pasta de secretário de Estado que se demitiu

O primeiro-ministro aceitou hoje a demissão do secretário de Estado da Proteção Civil, José Artur Neves, ficando as competências deste sob a responsabilidade direta do ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita.

"Aceitei o pedido de exoneração do secretário de Esrtado da Proteção Civil. Quero nesta ocasião agradecer a Artur Neves o contributo decisivo para a forma como decorreram e se implementaram as mudanças nas operações de Proteção Civil", refere-se num comunicado oficial do gabinete do primeiro-ministro.

No mesmo comunicado destacam-se as mudanças operadas "na execução da reforma do Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais", tendo o "empenho pessoal" de José Artur Neves "sido determiante nos resultados obtidos em 2018 e até momento do corrente ano".

"Tendo em conta o fim próximo da legislatura, o ministro da Administração Interna assegurará as competências até agora cometidas ao secretário de Estado da Proteção Civil", refere ainda o texto.

O secretário de Estado da Proteção civil, José Artur Neves, demitiu-se hoje do cargo, no dia em que a polícia fez buscas no Ministério da Administração Interna, na Proteção Civil e em vários comandos distritais de operações socorro.

O caso das golas antifumo (golas que fazem parte do 'kit' distribuição à população no âmbito do programa "Aldeia Segura", "Pessoas seguras") levou o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, a abrir um inquérito sobre a contratação de "material de sensibilização para incêndios", a 27 de julho.

  Dois dias depois da decisão do ministro, o adjunto do secretário de Estado da Proteção Civil, Francisco Ferreira, demitiu-se, depois de ter sido noticiado o seu envolvimento na escolha das empresas que produziram os 'kits' de emergência que continham as golas antifumo para o programa "Aldeia Segura".