Ainda não tem a nossa APP? Pode fazer o download aqui.

"Variações" nos cinemas: Atitude, grandeza e saudade

Na antestreia do filme, estiveram presentes inúmeros nomes da música portuguesa para prestar homenagem a António Variações.

"Variações" nos cinemas: Atitude, grandeza e saudade
João Pina NOS Audiovisuais

Depois da primeira exibição de "Variações" em Amares, terra natal de António Variações, teve lugar esta terça-feira no Cinema São Jorge, em Lisboa, a antestreia oficial do mais recente filme biográfico em língua portuguesa.

"Variações" é um filme do realizador João Maia, que conta a história de António Ribeiro, o barbeiro minhoto que cumpriu o seu sonho na música.

O apelido Ribeiro deu lugar a Variações, e António acabaria por se tornar numa das grandes referências da música portuguesa.

O filme, com estreia marcada para esta quinta-feira, 22 de agosto, conta com um elenco de luxo, com nomes como Sérgio Praia, Filipe Duarte, Victoria Guerra e uma participação especial de José Raposo.

A banda sonora ficou ao encargo de Armando Teixeira, dos Balla, que confessa que desde sempre teve uma ligação especial à música de António Variações.

Fazer "renascer" Variações pela música foi para Armando Teixeira como um "exercício de arqueologia".

O produtor musical diz que o seu trabalho foi muito facilitado pelo próprio António, que documentava muito do que fazia.

 

 

Na antestreia daquele que se prevê ser um dos filmes mais vistos do ano em Portugal, estiveram presentes caras bem conhecidas do panorama musical português. Rui Pregal da Cunha, vocalista dos Heróis do Mar, foi um dos poucos que teve a oportunidade de conhecer pessoalmente Variações.

O músico recorda-o com saudade e lembra quando Variações fez audições para cantar com os Corpo Diplomático, banda anterior dos "heróis" Pedro Ayres Magalhães, Carlos Maria e Paulo Pedro.

 

 

A intemporalidade da música de Variações também deixou marcas nas gerações mais jovens.

Os Capitão Fausto, pela voz do guitarrista e teclista Manuel Palha, viram em António Variações "grandeza e esplendor". Foi para a banda a inspiração que procuravam, a prova de que era possível fazer boa música em português.

 

 

A recriação da icónica atuação de António Variações na inauguração da discoteca Trumps foi um dos momentos altos da noite da antestreia, em Lisboa.

Sérgio Praia, na pele de Variações, subiu ao palco do Trumps com Armando Teixeira, Duarte Cabaça, David Santos e Vasco Duarte, dando vida a um espetáculo eletrizante, onde se ouviram êxitos como "Canção de Engate", "Estou Além" ou "É pr'á amanhã", e o tema inédito "Quero Dar nas Vistas".

A banda, que já tinha atuado no NOS Alive, levou o público ao rubro e promete digressão para o próximo ano. A banda sonora do filme vai ser editada pela Sony Music e estará disponível em todas as plataformas a partir de 23 de agosto.

"Variações" tem estreia marcada para esta quinta-feira, 22 de agosto, em mais de 60 salas de cinema em todo o país.