Ainda não tem a nossa APP? Pode fazer o download aqui.

Lady Gaga e Mark Ronson negam plágio em 'Shallow'

A acusação é do músico Steve Ronsen. Lady Gaga e Mark Ronson negam ter plagiado parte do tema 'Almost' e acusam Ronsen de estar a tentar ganhar dinheiro fácil às custas de gente famosa.

Lady Gaga e Mark Ronson negam plágio em 'Shallow'
EPA


Steve Ronsen é o nome do queixoso. 'Shallow' (composta por Gaga e mais três compositores) terá uma progressão de notas igual a 'Almost', um dos temas que assinou em 2012.

Em declarações à ET Online, Ronsen chegou a afirmar que muita gente o tem estado a alertar para a similaridade entre as duas canções. "Muitas pessoas disseram-me que a música 'Shallow' é parecida com a minha. Eu não estive à procura disto, não vi o filme (ouvi dizer que é muito bom). Eu admiro a Lady Gaga e quero esclarecer isto", disse à publicação. Nas mesmas declarações, Steve Ronsen acrescentou que consultou um musicólogo e que este terá concordado que as músicas são parecidas ao ponto de se poder falar em plágio.

Lady Gaga e Mark Ronson (um dos compositores) defenderam-se das acusações. Em comunicado (divulgado pelo advogado da cantora e publicado esta segunda-feira pelo NME) Gaga diz que "o Sr. Ronsen e o seu advogado estão a tentar ganhar dinheiro fácil com a ajuda de um artista de sucesso. É vergonhoso e errado". 

O comunicado acrescenta que também foram consultados vários musicólogos de renome que compararam as duas canções e não encontraram semelhanças que possam sugerir plágio. No comunicado poder ler-se que a progressão das notas (a base da acusação) já existia em músicas anteriores a 'Shallow.'

Pode comparar aqui as duas canções: