Ainda não tem a nossa APP? Pode fazer o download aqui.

"Variações" candidato a representar Portugal nos Óscares

"A Herdade", "Parque Mayer" e "Raiva" são os outros filmes selecionados pelo Júri da Academia Portuguesa de Cinema.

"Variações" candidato a representar Portugal nos Óscares
João Pina NOS Audiovisuais

O biopic sobre António Variações, "Variações" (realizado por João Maia), "A Herdade" (de Tiago Guedes), "Parque Mayer" (de António-Pedro Vasconcelos) e "Raiva" (de Sérgio Tréfaut) são os quatro candidatos a representar Portugal no Óscar de Melhor Filme em Língua Estrangeira. Cada país tem direito a ter, no máximo, um filme representante. 

A seleção foi feita pelo Júri da Academia Portuguesa de Cinema, constituído pelos atores Ivo Alexandre e Lídia Franco (actor), pelos realizadores João Marco e Mário Patrocínio, e directora de casting e membro da direcção da Academia, Patrícia Vasconcelos.

"Variações" estreia-se nas nossas salas a 22 de agosto. O filme vai merecer uma banda sonora, a ser lançada no dia seguinte, 23 de agosto, que tem Armando Teixeira (dos Balla) a assumir a direção musical e a dar corpo às canções, com interpretação vocal do próprio ator Sérgio Praia, que interpreta no filme António Variações.

 

O filme Tiago Guedes, "A Herdade", vai fazer parte da competição do Festival de Veneza. Desde 2005 que um filme português não entrava na seleção oficial deste histórico festival. "A Herdade" está escolhido como o representante de Portugal ao Prémio Goya de Melhor Filme Ibero-americano. 

 

Os outros dois filmes candidatos, "Parque Mayer", de António-Pedro Vasconcelos, e "Raiva", de Sérgio Tréfaut, foram distinguidos este ano com os prémios nacionais Sophia, respetivamente nas categorias de Melhor Realização e de Melhor Filme.