Ainda não tem a nossa APP? Pode fazer o download aqui.

'Na Lama' é o primeiro single de "Variações"

É o single de avanço da banda sonora do filme "Variações" (de João Maia) com estreia marcada para o dia 22 de agosto.

'Na Lama' é o primeiro single de "Variações"
João Pina NOS Audiovisuais

 

'Na Lama' é o single de avanço da banda sonora do filme de João Maia sobre a vida de António Variações. O novo tema foi lançado esta segunda-feira (pela Sony Music Portugal) e já está disponível nas plataformas digitais

A banda sonora completa de "Variações" tem lançamento marcado para o próximo dia 23 de agosto, um dia depois da estreia do filme que conta com Sérgio Praia no papel do cantor falecido em 84.

A produção musical esteve a cargo de Armando Teixeira (dos Balla) que, através das famosas cassetes de Variações, "deu corpo às músicas" que António Variações gravava na garagem, com músicos amadores, no final dos anos setenta. 
 
'Toma o Comprimido', 'Teia', 'Perdi a Memória', 'Canção de Engate' ou 'Quero Dar Nas Vistas' (tema inédito encontrado no espólio de António Variações) são, para além de 'Na Lama', algumas das canções que compõem a banda sonora do filme de tributo a António Ribeiro, mais conhecido por António Variações.
 
Em comunicado, Armando Teixeira sublinhou a importância de fazer parte do projeto Variações. "Estimulou-me a possibilidade de reinventar a música do António Variações à luz dos nossos dias. Imaginei o que poderia fazer pelas suas canções agora. Seria mais eletrónico? Acústico? Andei uns dias empolgado com essa ideia e com a possibilidade de voltar a fazer música para cinema. Isto foi antes de me encontrar com o João. Logo percebi que não era nada disto que ele pretendia. O que o João não queria era que a música servisse o normal propósito de uma banda sonora: pontuar sentimentos, criar ambientes... não era essa a ideia. No fundo ele não queria uma banda sonora, mas que eu desse corpo às ideias que o António Variações gravara na garagem com músicos amadores no final dos anos 70. Antes de gravar qualquer disco, já o António e os músicos que o acompanhavam na altura tinham vestido as suas canções de roupagens bem distintas daquelas a que nos habituámos. É aí que acontece a música no filme. Para isso, o João deu-me a ouvir as famosas cassetes. Aí encontrei o António a cantar acapella, sobre uma caixa de ritmos, ensaios de banda e concertos". Armando Teixeira também explicou a ordem criativa de Variações: "primeiro compunha a música sozinho ou com a caixa de ritmos e depois, nos ensaios, os músicos faziam os arranjos. O trabalho parece ter sido intenso. Existem numerosas versões de cada canção". 

Nas famosas cassetes, havia um espólio impressionante de gravações de Variações que originou o disco. "Encontrei canções completas como o 'Toma o Comprimido', excertos de canções como 'Teia', 'Perdi a Memória' e canções onde parece que faltam pedaços e estrutura como a 'Canção de Engate'. Encontrei até um inédito, chamámos-lhe 'Quero Dar Nas Vistas'". 

O inédito e as restantes canções serão lançados a 23 de agosto. "Variações" estreia no próximo dia 22 em 60 salas nacionais.