Ainda não tem a nossa APP? Pode fazer o download aqui.

David-Maria Sassoli eleito presidente do Parlamento Europeu

O socialista italiano venceu a eleição com 345 votos.

David-Maria Sassoli eleito presidente do Parlamento Europeu
EPA/PATRICK SEEGER

O socialista italiano David-Maria Sassoli venceu hoje a eleição para a presidência do Parlamento Europeu (PE) com uma maioria absoluta de 345 votos, anunciou o presidente da assembleia europeia, Antonio Tajani.

"Sassoli é o novo presidente do PE, saúdo-o e convido-o a assumir a presidência", disse o também italianoTajani.

Sassoli só foi eleito presidente na segunda votação esta manhã em Estrasburgo.

Além do italiano foram a votação o checo Jan Zahradil (160 votos), a alemã Ska Keller (119) e a espanhola Sira Rego (43).

David Sassoli, 63 anos, natural de Florença, casado e pai de dois filhos, licenciou-se em ciências políticas, mas cedo decidiu seguir o jornalismo, carreira que iniciou na década de 1980, começando pela imprensa escrita, passando a trabalhar no início da década de 90 em canais televisivos e tornando-se, em 2007, diretor adjunto do TG1, o telejornal do canal televisivo italiano RAI1.

Em 2009, decidiu então 'abraçar' a carreira política, sendo eleito para o Parlamento Europeu e, na legislatura seguinte, em 2014, foi eleito vice-presidente da assembleia, sendo na ocasião o segundo deputado da família socialista com mais votos.

Reeleito nas eleições deste ano, Sassoli foi, com alguma surpresa, o nome escolhido na terça-feira à noite pelo grupo socialista e democrata (S&D) -- que integra o PS -- como seu candidato à presidência do Parlamento Europeu.