Ainda não tem a nossa APP? Pode fazer o download aqui.

Música dos Nirvana, Aretha Franklin ou R.E.M. perdida em incêndio

O incêndio foi em 2008, nos estúdios da Universal, em Hollywood, mas só agora foram conhecidos os estragos para o mundo da música. Alguns músicos já reagiram.

Música dos Nirvana, Aretha Franklin ou R.E.M. perdida em incêndio

 

O incêndio aconteceu há onze anos, mas só agora é que se sabe o que foi destruído pelo fogo

Gravações originais de artistas como os Nirvana, Aretha Franklin, R.E.M., Nine Inch Nails, Joni Mitchell, Tom Petty and The Heartbreakers, John Coltrane ou Tupac desapareceram entre as chamas. 

De acordo com uma investigação divulgada pelo The New York Times, entre o que foi consumido pelas chamas, estão ainda gravações de Buddy Holly, Ray Charles, Joan Baez, Cat Stevens, Beck, The Police, The Roots, Hole, Eminem, No Doubt, entre muitos outros.  

Na altura, a Universal destacou as consequências que o incêndio teve no parque temático "King Kong", mas ocultou os danos provocados no espólio musical que guardava. Num relatório confidencial de 2009, a Universal Music estimou a perda de cerca de 500 mil canções.

Alguns músicos já reagiram à notícia. Krist Novoselic, dos Nirvana, escreveu nas redes sociais que a gravação original do álbum "Nevermind" talvez "se tenha perdido para sempre".
 
Os R.E.M. dizem: "estamos a tentar ter acesso a informação para saber o que aconteceu e qual o efeito que teve na música da banda".