Ainda não tem a nossa APP? Pode fazer o download aqui.

Portugal em "alerta laranja" para celebrar Dia Mundial da Esclerose Múltipla

Campanha nacional começa esta quinta-feira. Ações de sensibilização prolongam-se ao longo dos próximos 12 meses.

Portugal em "alerta laranja" para celebrar Dia Mundial da Esclerose Múltipla
SPEM - Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla

Portugal volta hoje a vestir-se de laranja para celebrar o Dia Mundial da Esclerose Múltipla.

Ao longo dos próximos 12 meses, a campanha "Alerta Laranja" vai passar por várias cidades do país para alertar a população para os sintomas invisíveis desta doença.

O raodshow nacional arranca esta quinta-feira, em Lisboa, e conta com diversas ações de sensibilização naa Estação do Oriente e no Cais do Sodré. A partir das 20h30, as fachadas de diversos monumentos do país, como a estátua de D. José no Terreiro do Paço, o Templo de Diana, em Évora, estarão iluminadas de laranja, a cor associada à doença.

O movimento, promovido pela Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla (SPEM), da Associação Nacional de Esclerose Múltipla (ANEM), da Associação Todos com a Esclerose Múltipla (TEM), pretende alertar a população para a importância do diagnóstico precoce.

Pedro Costa Pinto, porta-voz da TEM, explica que "quanto mais cedo for detetada a doença, maior será a qualidade de vida destes doentes".

Este ano, a campanha pretende alertar para os "sintomas invísiveis" da Esclerose Múltipla: fadiga crónica, espasmos musculares constantes e problemas na visão são alguns dos sinais de alerta. "Temos medicamentos muito eficazes e terapêuticas que permitem melhor a qualidade de vida destes doentes. O que é preciso é diagnosticar (a Esclerose Múltipla) com tempo", explica Pedro Costa Pinto.

"É preciso educar a população sobre esta doença"

Estima-se que existam 2500 milhões de doentes com Esclerose Múltipla em todo o mundo.

Segundo a TEM, a maioria da população portuguesa ainda desconhece a doença e, por isso, "é preciso reforçar as campanhas de sensibilização".

"Também a comunidade médica precisa de estar mais alerta para que sejam evitados diagnósticos errados. Os sintomas são muitas vezes confundidos que induzem em erro e que ‘desviam’ o verdadeiro problema, que é a Esclerose Múltipla".

A campanha também conta com uma vertente digital: por cada fotografia partilhada com uma peça de roupa cor de laranja, sempre acompanhada pela hashtag #Emalertalaranja, será doado 1 euro para as associações de doentes com Esclerose Múltipla.