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Saiba quem são os candidatos a professor do ano em Portugal

O grande vencedor é conhecido esta segunda-feira. Este ano foram submetidas 200 candidaturas vindas de todo o país.

Saiba quem são os candidatos a professor do ano em Portugal

Portugal organiza, pelo segundo ano consecutivo, o prémio Global Teacher Prize, que destaca os melhores professores do país. É um dos 17 países do mundo a contar com uma edição nacional do prémio e o vencedor, que irá ganhar 30 mil euros, será conhecido esta segunda-feira, 6 de maio.

O objetivo deste galardão é “sublinhar a importância dos professores, partilhar boas práticas de evolução e mudança, e promover um debate construtivo sobre o futuro da educação”.

O vencedor da edição passada, Jorge Teixeira (professor de Ciências do Ensino Secundário em Chaves) fez parte da lista dos 50 finalistas do prémio internacional deste ano.

O Global Teacher Prize, a que muitos chamam de "Nobel da Educação", foi criado em 2015 pela Fundação Varkey (com sede em Inglaterra) para defender uma educação de qualidade para todas as crianças. O prémio internacional atribui um milhão de dólares a um professor ou professora que se destaque na resolução criativa e eficaz de um tema relacionado com o contexto escolar.


Os dez candidatos finalistas a professor do ano são:


ANA MAFALDA GONÇALVES - Professora na Escola Básica e Secundária da Cidadela - Cascais

Responsável pela criação do Gabinete GuIA, destinado a alunos que falham a entrada na universidade ou não entram na sua primeira opção. Pode ser considerado um gabinete de coaching, que ajuda os alunos a tomar decisões de forma consciente e de acordo com as suas ambições.

 


ANGELIZABEL DE FREITAS - Professora na Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares - Ribeira Brava, Madeira

Desenvolveu duas metodologias de ensino, relacionadas com o cinema e a moda, no âmbito de projeto ECG - Educação para a Cidadania Global. O sucesso da abordagem da Professora está patente nos trabalhos dos alunos, que já têm sido reconhecidos e premiados.

 


DAVID FERREIRA - Professor no Agrupamento de Escola Alcaides de Faria - Barcelos.

Criador de "A aula integral", conjunto de atividades que inclui a utilização em sala de aula de ferramentas como o "Google Classroom", o "Quizizz" ou o "Kahoot!", de forma a facilitar a verificação de conhecimentos e a aprendizagem aos alunos.

 


FERNANDA ALVES - Professora no Externato das Escravas do Sagrado Coração de Jesus - Porto.

Responsável pelos guiões do Projeto do Teatro Musical, que realiza anualmente um musical com mais de 200 crianças, que são convidadas a desenvolver a sua capacidade de expressão física e oral. O argumento e as letras são originais e fomentam a consolidação de conhecimentos, incluindo conteúdos do programa e do projeto de trabalho da escola.

 


ILDA LIMA - Professora na Escola Básica D. Pedro IV - Mindelo, Vila do Conde.

Responsável pela criação do Clube "Dar e Receber", que fomenta o voluntariado em contexto escolar. O projeto tem vindo a crescer, já lançou inúmeras campanhas de sensibilização e conta atualmente com vários parceiros.

 


JOSÉ GALVÃO - Professor no Agrupamento de Escolas do Vale da Amoreira - Moita.

Desenvolveu um canal online de Educação Musical que já conta com oito milhões de visualizações e 25 mil subscritores (mais de 2000 são professores da área de todo o mundo). Esta plataforma serve de ferramenta de apoio ao ensino e aprendizagem da música e disponibiliza todos os recursos online para que os alunos possam trabalhar de forma autónoma e ao ritmo de cada um.

 

 

LUÍSA FERNANDES - Professora no Agrupamento de Escolas de Carcavelos.

Coordena o Projeto de Educação para a Saúde do Agrupamento de Carcavelos e criou um grupo de alunos voluntários para o desenvolvimento de iniciativas na Promoção da Saúde. O objetivo é criar um clima positivo em todas as escolas do agrupamento através de ações de formação pensadas para os alunos, mas também para os professores.

 

 

MARIA INÊS RODRIGUES - Professora do Agrupamento de Escolas Nº1 de Gondomar

Implementou a técnica de ensino “Project BasedLearning”, que aposta na metodologia da aprendizagem baseada na resolução de problemas. A técnica, que é aplicada da educação infantil à universitária, permite que os alunos apliquem os conteúdos lecionados na resolução de problemas reais e na execução de produtos que são, depois, aplicados em comunidades em África ou em Portugal. Até agora, o projeto já foi replicado em quatro escolas da Guiné e numa de Moçambique.

 


RUI CORREIA - Professor da Escola Básica de Santo Onofre - Caldas da Rainha.

Recorre a metodologias simples e interativas para otimizar os ciclos de atenção dos alunos. O objetivo é obter o total rendimento de todos os estudantes através de atividades práticas constantes ao longo das aulas.

 


VÍTOR GONÇALVES - Professor no Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas - São Brás de Alportel

Utiliza os métodos da “Transmedia Storytelling” para promover as bibliotecas escolares. Os alunos são desafiados a criar histórias e narrativas multimédia através de diferentes plataformas.

 

 

A entrega dos prémios do Global Teacher Prize tem lugar esta segunda-feira no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, numa cerimónia apresentada por Ricardo Araújo Pereira, onde será também entregue uma menção honrosa